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Guia definitivo: Como entender o comportamento do consumidor em 2022

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O novo ano está cada vez mais perto e com ele as novas oportunidades que o mercado nos aguarda.

Seja com estratégias de marketing inovadoras ou frameworks de trabalho que prometem ser quase que milagrosas, as possibilidades de escolhas são quase infinitas. Contudo, não há jeito melhor de agarrar essas oportunidades do que com o Comportamento do Consumidor.

Que conhecer o cliente e fazer dele o centro de nossas ações em uma empresa é primordial nos dias de hoje nós já sabemos, mas para além de personas e públicos alvo, o comportamento do consumidor vai te ajudar a ter uma visão mais detalhada, profunda e otimizada de seus compradores.

Essa é a carta na manga pela qual você estava esperando para começar 2022 com o pé direito! Venha descobrir tudo o que precisa sobre o Comportamento do Consumidor!

O que é o comportamento do consumidor?

Comportamento do Consumidor 2022
Comportamento do Consumidor 2022

Você já deve ter uma pequena noção, pelo menos, do que estamos falando aqui. Mas para que fique bem claro, definimos o comportamento do consumidor como sendo todas as ações que acontecem de forma recorrente durante a jornada de compra de um público.

Ou seja, esse comportamento vai analisar, metrificar e usufruir de tendências de comportamento específicas dos consumidores de uma empresa.

Por ser uma estratégia de gestão de relacionamento muito específica, ela se difere de acordo com cada empresa e cada segmento dentro de uma mesma marca.

Isso significa que se o seu negócio possui uma grande variedade de personas, por exemplo, é normal que encontre uma grande variedade de comportamentos dos consumidores também. Logo, para cada grupo representado por uma persona haverá um modo de agir.

A grande vantagem de se estudar como o comportamento do seu consumidor funciona é a otimização!

Isso porque, o mapeamento do comportamento dos clientes fornece para a empresa uma série de informações como os principais pontos de contato, como anda a experiência de compra, a usabilidade da marca, além de outros.

Ela também ajuda a promover insights que serão muito bem vindos na hora de fazer os ajustes finos na sua empresa para que ela melhore cada vez mais.

Contudo, o grande benefício por trás das descobertas que o comportamento do consumidor nos proporciona é que com elas seremos capazes de compreender melhor o cliente e fornecer o que ele deseja na melhor hora possível e da maneira mais atrativa.

De modo simples, o comportamento do consumidor vai te ensinar como poupar tempo, esforço e dinheiro e ainda converter mais clientes, otimizando todo esse processo.

Acredito que já tenha te convencido da importância de se entender o modo de agir dos seus clientes. Agora, vamos então descobrir como podemos mapear esse comportamento.

A jornada do cliente

Podemos definir a jornada do cliente como um mapa que mostra, visualmente, cada um dos passos pelos quais os clientes percorrem durante uma compra, indo do pré ao pós venda. Ou seja, ele vai te mostrar como o cliente age em cada um dos níveis que compreendem a ação de compra.

A jornada é muito benéfica para uma empresa pois nos mostra um panorama geral de como é sua relação com os clientes. Além disso, ela ajuda em questões já citadas acima como a usabilidade e a experiência do cliente.

Para o comportamento do consumidor, ela vai funcionar como um mapa que mostra como os clientes compram e, consequentemente, o que podemos fazer para melhorar esse processo.

Caso queira saber mais sobre o assunto, veja esse conteúdo que selecionamos para você. Contudo, de forma mais resumida, os passos que compreendem a construção de uma jornada do cliente são:

  1. Conheça seu público
  2. Encontre todos os seus pontos de contato
  3. Desenvolva uma hipótese de jornada e a teste
  4. Implemente a nova jornada do cliente

Ainda que seja um pouco trabalhosa de ser construída, a jornada do cliente é simples e intuitiva. Ela é um ponto chave para empresas que querem se desenvolver bem e tenho certeza que você também deseja!

Conclusão

Conhecer o comportamento do consumidor é essencial para que possa se aproximar mais de seus clientes e usufruir das oportunidades que eles oferecem.

Sendo mais do que uma simples estratégia de gestão, mas uma ideia que precisa ser implementada na cultura de uma empresa, o modo de agir dos clientes está apenas esperando para que ele possa te ajudar a conquistar cada vez mais o público!

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