Educação Financeira

7 Dicas para ter sua reserva de emergência financeira

reserva de emergência

Se você busca fazer render o seu dinheiro, precisa procurar por uma corretora independente que vai te trazer as melhores possibilidades. Além da reserva de emergência, é possível criar rendimentos para finalidades diversas. 

E por falar em reserva de emergência, esse é um assunto obrigatório para todas as pessoas. Dos trabalhadores autônomos, até aqueles que trabalham em regime CLT. Afinal de contas, qualquer pessoa está sujeita a gastos inesperados. Mas como criar uma? 

Primeiro é preciso criar o hábito de poupar uma quantia periodicamente. Tratar a reserva como uma conta que deve ser paga semanalmente. 

Mas para saber como realizar esse feito, acompanhe o conteúdo completo sobre como ter uma reserva adequada. 

Afinal, o que é uma reserva de emergência

Como o próprio nome indica, a reserva de emergência é um valor reservado para os momentos de emergência. Para os temidos gastos inesperados, como períodos sem renda, doença e mudanças. 

É uma quantia poupada que garante a tranquilidade por um período de tempo. E diferentemente do que pensam, pode render muito mais do que se espera. 

Muita gente acha que a reserva de emergência é um dinheiro guardado debaixo do colchão, ou em uma antiga caderneta de poupança. Mas a verdade é que atualmente, ela pode ser aplicada em investimentos que podem ser retirados facilmente. 

Importância da reserva de emergência

Todos estamos sujeitos aos desafios inesperados da vida. Muitas vezes, uma mudança repentina é necessária ou até mesmo acontece a perda de alguma fonte de renda. E então, o que fazer nesses casos?

Quem tem uma um recurso emergencial se garante por um tempo com tranquilidade. Podendo então, planejar e se estruturar melhor.

Com ela você não precisa dar muitos passos para trás, como voltar a morar com parentes, quando a situação aperta. É uma reserva fundamental para qualquer pessoa. 

Quanto antes você começar a poupar para ela, melhor. Afinal de contas, é aos pouquinhos que ela fica robusta e garante maior estabilidade.

Pague-se antes de iniciar uma reserva de emergência

Criar uma reserva de emergência é ter o hábito de poupar. E como todo bom hábito, é preciso seriedade, frequência e priorização. 

Então, para começar, pague-se primeiro. Ou seja, antes mesmo de quitar os boletos envie uma quantia para a sua reserva de emergência. Lide com ela como se fosse uma conta que você paga para si mesmo. 

Assim, esse hábito vai ser incorporado mês a mês até virar uma rotina como pagar a conta de luz. 

Defina quanto você considera ideal ter como reserva

Não se preocupe, nenhuma reserva de emergência é construída do dia para a noite. São necessários meses, anos para que ela esteja em um valor confortável. 

Mas, para isso, é preciso se programar. Entender primeiro qual é a quantia ideal que ela deve ter para de fato trazer segurança e estipular uma quantia mensal para ser poupada. 

Divida o valor total pelo período que você achar razoável para criar a sua reserva e se pague mensalmente essa “parcela”.

Crie gatilhos mentais que “engane” seu cérebro

Não dá para lidar com a reserva de emergência como um dinheiro que sobra. Assim a nossa cabeça sempre vai achar que aquele dinheiro está disponível para ser gasto. 

Por isso, engane seu cérebro e estipule a quantia destinada para reserva de emergência como uma conta que deve ser paga!

Assim fica mais fácil evitar os gatilhos que te impedem de juntar a quantia necessária para ficar tranquilo em casos de emergência.

Aposte em transferências automáticas

A melhor maneira de não pagar uma conta atrasada é deixá-la em débito automático. Isso também acontece com quem quer poupar uma quantia mensal para a reserva de emergência. 

É possível programar transferências sempre nas mesmas datas. Você pode deixar a reserva como primeiro valor a ser separado do que ganhar todo mês. Assim você evita querer gastá-lo de outra maneira. 

Considere reduzir gastos fixos

Não sabe como ter dinheiro para a reserva de emergência? Avalie seus gastos fixos como contas em streamings e outras assinaturas. 

O ideal é sempre remanejar esses valores para a conta da reserva. Tente compartilhar as assinaturas mais importantes e até mesmo cancelar as que usa pouco. Ter uma reserva de emergência é se organizar financeiramente. 

Negocie e quite qualquer tipo de dívida

Muitas vezes para se ter uma reserva de emergência é preciso se organizar previamente para que o dinheiro mensal renda a ponto de ser transferido. 

Faça um planejamento financeiro e inclua a quitação de dívidas parceladas para poder reverter tudo o que puder para a sua reserva. Construa passos para seguir que não prejudique o seu bolso!

O dinheiro da reserva de emergência precisa render

Um dos pontos principais da reserva de emergência é que ela precisa ser de fácil acesso. Afinal de contas, a emergência não espera. 

Mas, esse não é um bom motivo para deixar o dinheiro parado. A reserva pode render mais do que você imagina quando bem aplicada. 

Algumas das possibilidades são os investimentos de renda fixa com poucos riscos, como é o caso das contas virtuais remuneradas, o Tesouro Direto e os CDBs. Procure o que for mais fácil para você e faça a sua reserva se pagar também!

Aplique o dinheiro a curto, médio e longo prazo

A sua reserva de emergência não precisa ficar em um único investimento. Independentemente do valor que ela tenha, você pode investir em mais de um local. 

Assim, ela vai render mais e de maneira mais segura. É uma ótima possibilidade de aproveitar oportunidades e de não perder rendimento, caso algum valor oscile. 

Avalie todas as carteiras de investimentos que puder e invista a sua reserva de emergência.

Conclusão

Ter uma reserva de emergência é mais fácil do que se imagina. Ela é o hábito saudável de poupar para momentos de instabilidade financeira. 

E esses momentos chegam para todos. Por isso, evite estar desprevenido e monte uma reserva que te deixe seguro. 

Esse é um valor que também pode ser investido. Escolha carteiras de investimento com saques fáceis para poder ter acesso fácil e não deixe seu dinheiro parado. 

Comece hoje mesmo a montar a sua reserva de emergência!

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!