Educação Financeira

Como fazer o planejamento financeiro de uma pequena empresa

Como fazer o planejamento financeiro de uma pequena empresa

Ter um planejamento financeiro sólido e que demonstra uma eficácia diante das estratégias e movimentos da empresa é um dos passos essenciais para o sucesso e para que seu negócio se estabeleça no mercado.  

Uma empresa que não tem essa ferramenta e conceito definido diante das suas estratégias é muito mais propensa a encerrar as atividades e se ver diante de momentos extremamente delicados.

Por isso, desde uma empresa de gestão de documentos às mais diversas empresas do mercado, devem se atentar a essa ferramenta e sempre manter esse recurso atualizado em seu dia a dia.

Afinal, o planejamento financeiro estabelece um crescimento e faz com que as empresas tenham um direcionamento diante do mercado, sendo determinante para que seu negócio tenha sucesso e se destaque através de cada movimento.  

Pensando nessas questões levantadas, o texto nos direciona justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando a importância de ter esse planejamento e o quanto esse recurso é essencial para a estruturação da empresa.

Importância do planejamento financeiro

 A importância desse recurso se dá justamente através da sua funcionalidade e do quanto ele tende a agregar para as organizações, indo ao encontro do sucesso que a empresa pretende alcançar e de fato tendo um direcionamento através de cada passo.

Ao ter esse planejamento financeiro estabelecido, se tem uma noção diante das metas a serem estabelecidas a curto e longo prazo, fazendo com que se torne possível atingir os objetivos, vendo a sua empresa em um cenário animador e de crescimento.

Além disso, todas as empresas bem-sucedidas e que alcançaram um sucesso se tornando referência no mercado, tem esse planejamento financeiro como um dos pontos fortes através das suas ações e movimentos.

Por isso, o planejamento financeiro não se mostra apenas importante, mas indispensável, tendo essa funcionalidade primordial e sendo uma espécie de base para cada ação que a empresa venha realizar.

Logo, esse recurso de fato faz a diferença, indo desde uma empresa de montagem mecânica industrial a uma empresa de materiais esportivos, sendo essencial para o andamento e para cada estratégia a ser estabelecida.

Ademais, as empresas que não tem esse planejamento financeiro geralmente não tem foco e não conseguem ingressar diante do mercado, tendo dificuldade através da estruturação e da organização nas metas e objetivos a serem alcançados.

Com isso, ao ter noção da importância e do quanto é primordial ter esse planejamento em sua empresa, o texto nos direciona ao próximo ponto evidenciando quais são os fatores que influenciam em um bom planejamento financeiro.

Quais fatores influenciam para o planejamento financeiro

Ao estar diante dos pontos apresentados até então, já ficou claro o quanto o planejamento financeiro é primordial e um recurso extremamente eficaz que garante esse crescimento e amadurecimento nas estratégias das empresas.

Entretanto, estabelecer esse planejamento é um desafio e tanto, por isso um dos passos para se ver diante desse recurso é entender alguns fatores que influenciam a aplicação e funcionamento dessa ferramenta.

Logo, veja alguns dos fatores indispensáveis e que influenciam para um bom planejamento financeiro. Confira!

1 – Projeção de vendas

Realizar uma projeção e imaginar um cenário das vendas para o ano da empresa é algo essencial, entretanto é importantíssimo que através desse momento se tenha uma visão e projeção realista através das metas estabelecidas.

Para se evitar falhas nesses momentos, é primordial que a empresa se baseie nos seu histórico de vendas dos anos anteriores, tendo esse direcionamento se baseando em dados e fatos reais.

Por exemplo, uma fábrica de capachos personalizados ao se basear nessas informações e dados reais, os ajustes e movimentos realizados se mostram direcionados e de fato tem uma eficácia através da sua aplicação.

2 – Controle o orçamento da sua empresa

Ao projetar e listar as ações a serem realizadas, o próximo passo é olhar para o orçamento disponibilizado, gerando essa organização e fazendo com que os gastos de fato venham ser direcionados.

Por exemplo, ao ter esse controle se tem uma organização e direcionamento desde os custos voltados aos eventos corporativos e confraternizações, aos custos voltados à promoção e melhora dos produtos.

Dessa forma, se tem um controle extremamente primordial, evitando gastos desnecessários e fazendo com que a empresa otimize cada investimento e ação realizada.

3 – Cálculo das despesas

Nesse momento é a hora de levantar e evidenciar todas as despesas que a empresa tem, gerando ações mais precisas e fazendo com que esse controle esteja sob domínio dos seus gestores e colaboradores.

É importante levantar diversas questões nesse momento, deixando claro desde os gastos com a faxina, materiais, instalação de ar condicionado central, entre outros. Colocando em prática o planejamento e as ações a serem tomadas diante desse cenário.

Assim, se tem um controle e o planejamento e organização começa a fazer parte da rotina das suas equipes e setores, fazendo com que se estabeleça esse hábito e estruturação.

4 – Estar atento à folha de pagamento

Outro ponto essencial é considerar os custos com as folhas salariais e os benefícios oferecidos aos seus colaboradores, de fato entendendo tudo que está entrando e as principais saídas da empresa.

Assim, gerando esse preparo e começando a inserir o planejamento de uma forma sutil mais com extrema eficácia, pensando desde questões básicas até questões extremamente relevantes.

Com esses fatores à disposição, sua empresa se mostra cada vez mais preparada para estabelecer um planejamento financeiro eficaz, indo ao encontro da maneira ideal de inserir esse recurso em suas estratégias.

Por isso, continue acompanhando o texto e veja alguns tópicos como fazer o planejamento financeiro de uma pequena empresa, tendo eficácia e utilizando desses fatores apresentados da melhor maneira possível.

Como fazer o planejamento financeiro de uma empresa

Ao estar diante das informações apresentadas e estar iniciando sua empresa, uma das principais dúvidas e questões que surgem são em relação justamente a como estabelecer esse planejamento financeiro e ter recursos e benefícios à sua disposição do seu negócio.

Mas fique tranquilo! Pensando nisso, destacamos alguns tópicos como fazer esse planejamento financeiro e ter uma eficácia através de cada ação e movimento realizado. Vamos lá!

  • Realizar o controle do caixa;
  • Investigar a situação da empresa;
  • Saber quais são os bens ativos e passivos;
  • Patrimônio líquido;
  • Compilar todas as informações levantadas;
  • Estabelecer metas;
  • Planejar os pagamentos e recebimentos;
  • Determinar a necessidade de capital de giro;
  • Ter um fundo reserva;
  • Acompanhar o desempenho da empresa.

Logo, ao ter esses tópicos a disposição se tem um direcionamento e um caminho a ser trilhado, buscando de fato se ver através dos cenários e dos pontos apresentados,  tendo cada vez mais preparo e um direcionamento em cada ação da sua empresa.

Por exemplo, uma empresa de equipamentos para laboratório de química que está iniciando no mercado, ao ter esses pontos em mente, os movimentos da empresa no mercado se mostram de uma forma consciente e com um direcionamento para o sucesso.

Por isso, para que se tenha êxito em seu planejamento financeiro é essencial que se siga à risca esses fatores e pontos destacados, assim fazendo com que sua empresa se veja cada vez mais próxima ao sucesso e a uma popularidade no meio em que está inserida.

Dessa forma, para finalizar continue acompanhando o texto e veja a importância de saber lidar com o orçamento e valores que são gerados na empresa para não desenvolver dívidas e gastos desnecessários. 

Importância de saber lidar com o orçamento da empresa

Como já foi destacado durante o texto, o orçamento de uma empresa é parte essencial e de fato um dos fatores determinantes para o investimento, para as ações e para cada gasto a ser realizado.

O orçamento é algo que direciona e que faz com que as metas possam ser traçadas, entendendo de fato onde a empresa pretende ir e qual o meio e os investimentos que possam ser realizados.

Por exemplo, em uma fábrica de equipamentos de proteção individual, ao ter de forma clara o seu orçamento diante das ações a serem realizadas, se tem ideia dos funcionários, dos gastos mensais e de tudo que precisa ser realizado de forma semanal e mensal.

Assim, a empresa direciona seus esforços e faz com que se tenha uma organização através de cada ação a ser realizada, entretanto ao não saber lidar com o orçamento disponibilizado as empresas tendem a estar cada vez mais próxima ao fracasso.

Por isso, desde uma empresa de alimentos saudáveis as mais diversas, é primordial saber lidar com seu orçamento e ter um direcionamento através desse recurso.

Dessa forma, a empresa tende a evitar gastos desnecessários e possíveis dívidas, retendo cada ação e investimento a ser realizado e fazendo com que a empresa tenha em sua característica e DNA esse direcionamento e organização através do orçamento.

Com isso, caminhando para o sucesso e se vendo diante de um planejamento financeiro essencial para o andamento e para a estruturação da sua empresa no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!