Trava de recebíveis: Vamos dar uma olhada em como o bloco de contas a receber afeta seu negócio.
Ao comparar pequenas empresas, é fácil assumir que uma empresa maior terá sempre uma vantagem.
A realidade é que há muitas oportunidades para as empresas menores competirem com seus concorrentes maiores.
Uma forma de que as empresas menores possam se destacar é utilizando estratégias de gestão financeira mais favoráveis ao seu tamanho e escopo.
Um bom exemplo disso é a estratégia da Trava de recebíveis. Continue lendo para saber mais sobre esta útil ferramenta.
O que é um Bloco de Contas a Receber?
O bloco de contas a receber é uma estratégia de gestão de fluxo de caixa utilizada pelas empresas para reduzir seus passivos atuais também conhecido como Trava de recebíveis.
Uma empresa com falta de caixa pode usar um bloco de contas a receber para atrasar o pagamento de suas dívidas de curto prazo. Até receber o dinheiro que lhes é devido por seus clientes.
O bloco de contas a receber também é conhecido como um bloco de envelhecimento ou relatório de envelhecimento porque é baseado na quantidade média de tempo que passa entre o momento em que uma empresa completa uma venda e o momento em que ela recebe o pagamento dessa venda.
Um bloco de contas a receber é uma forma simples que as empresas podem administrar seu fluxo de caixa, mas tem alguns inconvenientes.
Benefício de usar o bloco de contas a receber
As empresas frequentemente utilizam a Trava de recebíveis quando têm um padrão de fluxo de caixa sazonal ou cíclico.
Por exemplo, os varejistas podem experimentar um pico nas vendas durante a época de compras de férias. E depois uma pausa nas vendas durante o resto do ano.
Com a Trava de recebíveis, os varejistas podem reter parte do dinheiro que lhes é devido por seus clientes para suas vendas de férias.
Então, durante suas épocas mais lentas, os varejistas podem usar esse dinheiro de seus clientes para pagar seus próprios fornecedores e outros credores.
Esta estratégia ajuda os varejistas a administrar seu fluxo de caixa durante as épocas em que é provável que eles tenham falta de dinheiro.
3 vantagens do bloco de contas a receber
- Mais vendas – agora você poderá vender até mesmo para as empresas que não possuem crédito com você;
- Sem risco de crédito – nós garantimos que você vai receber pelas suas vendas usando os recebíveis de cartão de crédito dos seus clientes varejistas;
- Autonomia – uma experiência de serviço digital, totalmente alinhada à sua rotina comercial. Você poderá consultar as informações que precisa na hora que quiser;
Como usar um Bloco de Contas a Receber
Para utilizar a estratégia de bloqueio de contas a receber, as empresas devem primeiro acompanhar o tempo médio entre o momento em que completam uma venda e quando recebem o pagamento dessa venda.
Eles podem fazer isso criando um relatório de envelhecimento.
Um relatório de envelhecimento listará todas as faturas pendentes. Incluindo a data de vencimento de cada fatura e a quantidade média de tempo decorrido desde que cada fatura foi concluída.
Então, quando um cliente paga uma fatura, sua data de vencimento é adicionada ao relatório para recalcular a média de cada fatura pendente.
Uma vez que uma empresa tenha esta informação, ela pode atrasar o pagamento de algumas de suas obrigações atuais. Utilizando um bloco de contas a receber.
Isto pode ser feito através da criação de um bloco de contas a receber com cada um dos credores de uma empresa.
Então, quando um cliente paga por uma fatura, a empresa pode reter parte desse pagamento.
A empresa pode então criar um bloco de contas a receber com cada um de seus credores. Retendo o valor da fatura para a duração média de cada fatura.
Drawback de um bloco de contas a receber
A estratégia de bloco de contas a receber pode ajudar uma empresa a administrar seu fluxo de caixa. Mas também pode deixar os clientes em um vínculo se eles estivessem esperando receber um pagamento em uma determinada data.
Se uma empresa retém dinheiro do pagamento de um cliente, provavelmente precisará avisar ao cliente quando poderá esperar receber o restante do pagamento.
Isto é especialmente importante se a empresa estiver retendo uma grande quantia de dinheiro do pagamento de um cliente.
O outro problema da estratégia do bloco de contas a receber é que ela pode afetar negativamente as relações que uma empresa tem com seus clientes.
Se os clientes são regularmente solicitados a esperar mais tempo do que o habitual para receber o pagamento de suas faturas. Assim, é provável que eles perguntem por quê e se preocupem com a saúde financeira da empresa.
Vale à pena o bloco de contas a receber
A Trava de recebíveis é uma forma de administrar o fluxo de caixa de uma empresa. Mas também pode afetar as relações de uma empresa com seus clientes.
Por estas razões, as empresas devem usar a estratégia do bloco de contas a receber com cuidado e somente como último recurso se a empresa estiver realmente lutando financeiramente.
Por exemplo, se um varejista experimentar uma queda nas vendas durante sua baixa temporada, mas a queda for maior do que a quantidade de dinheiro que ele está retendo de seus clientes, o varejista pode passar por dificuldades financeiras.
Se o varejista continuar usando o bloco de contas a receber, pode aumentar a chance de perder a confiança de seus clientes.
Sobre a PayHop
A PayHop é a primeira fintech brasileira a unir numa mesma plataforma tecnológica Fornecedores e Varejistas para garantir pagamentos e reduzir a inadimplência na cadeia de distribuição.
Para isso, utilizamos como garantia do pagamento ao Fornecedor os recebíveis de vendas com cartão de crédito que o Varejista possui (independente de qual maquininha transacionou).
Fornecedor: com a PayHop você consegue vender com garantia dos recebíveis de cartão de crédito dos seus clientes de maneira rápida, online e sem burocracia.
Varejista: com a PayHop você consegue utilizar os seus recebíveis do cartão como garantia de pagamento para comprar mais e pagar a prazo. Tudo isso de maneira rápida, online e sem burocracia.