O empréstimo consignado é um tipo de modalidade de crédito em que a pessoa solicita o valor emprestado e as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou do benefício do INSS.
Dessa forma, o requerente do consignado não precisa juntar um carnê ou aquele monte de boletos para realizar o pagamento mensal, algo comum em empréstimo pessoal.
Com as parcelas descontadas automaticamente, o baixo risco de inadimplência, faz com que as taxas sejam bem mais atrativas além de outras diversas vantagens.
O crédito consignado oferece inúmeras vantagens para quem o solicita. Conseguir essa modalidade de crédito aqui no Conexão Financeira é uma excelente escolha para quem precisa de dinheiro na conta na hora, confira os benefícios.
Como as parcelas serão descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício, há baixo risco de inadimplência, o que contribui para que as taxas de juros sejam bem menores e o valor da parcela fique mais acessível.
Diferentemente do empréstimo pessoal, no consignado é possível que a pessoa solicite o crédito e escolha longas formas de pagamento.
O que faz com que o prazo fique maior e as parcelas menores ainda sim com uma baixa taxa de juros. Isso dá chances para que a pessoa solicite crédito sem comprometer a vida financeira.
Com o desconto direto em folha, e um risco mínimo de inadimplência na operação, o crédito é rapidamente aprovado. Mesmo em caso onde o CPF está negativado, essa modalidade de serviço ainda pode ser solicitada, já que os valores das parcelas serão descontados diretamente na folha de pagamento.
Se o valor é descontado em folha com as parcelas longas e não comprometendo a renda, o sistema que faz a análise de crédito vê vantagens na liberação do valor para o solicitante. Assim a aprovação é rápida e o próprio sistema já disponibiliza os valores a serem liberados.
A contratação do empréstimo consignado é realizada rapidamente, porque o crédito não precisa de um avalista. Por isso, você terá o benefício imediatamente. Com o Conexão Financeira você pode ter acesso a diversas plataformas que realizam essa modalidade de crédito, confira como ter o seu já!
De forma inovadora as fintechs no Brasil estão facilitando cada vez mais a modalidade de empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento. Assim, no aplicativo ou no site da plataforma escolhida você realiza o procedimento em alguns cliques.
Para quem vai realizar o consignado em um banco, é necessário que seja verificado com o RH da empresa se há um convênio com a instituição financeira escolhida. Assim sendo, se a pessoa já recebe o salário em no banco, é neste local que a pessoa poderá solicitar o crédito.
Existem diversas formas de contratação do consignado nas instituições financeiras, podendo ser pelo aplicativo do banco, por telefone ou presencialmente.
Ao realizar sua escolha, você terá que preencher um cadastro que é necessário para a realização da análise pela instituição financeira. Esse procedimento é realizado instantaneamente, e caso seja aprovado, o valor do crédito e a quantidade de parcelas serão apresentadas em seguida.
Assim, se você concordar com o procedimento, automaticamente o dinheiro será liberado para você em conta corrente, e descontado nas datas de vencimento acordadas.
Apesar de ser extremamente vantajoso essa modalidade de crédito, e ser de fácil aprovação com taxas baixas, não são todas as pessoas que podem aderir a um contrato de empréstimo consignado. Confira os perfis comuns de recusa:
Pessoas contratadas temporariamente não podem realizar o empréstimo consignado, já que o vínculo empregatício já está pré definido pela empresa, logo essa modalidade será recusada já de imediato.
Estagiários também não poderão solicitar o crédito porque também não possuem vínculos empregatícios com o empregador pois não se enquadram nos normativos presentes na CLT. Mas, para a instituição que irá fornecer o crédito consignado, a pessoa estagiária não apresenta estabilidade financeira para arcar com o pagamento.
Segundo o Banco Central, o solicitante do empréstimo só poderá realizar se tiver margem consignável de pelo menos 30 por cento da renda mensal. Por exemplo, quem recebe um salário de R$2000 poderá comprometer até 600 reais do salário com serviço. Assim, quem já utilizou esse limite não poderá realizar outra solicitação.
A idade mínima para empréstimo consignado é de 18 anos e a idade máxima depende da instituição. Bancos e financeiras estabelecem normalmente o limite de 80 anos como idade máxima para concederem o benefício.
Quem recebe algum tipo de benefício provisório como auxílio doença, auxílio reclusão e salário maternidade também não poderão solicitar empréstimo consignado já que para a modalidade os únicos benefícios atendidos são os permanentes.
O empréstimo consignado é uma forma rápida, facilitada, com prazos maiores de pagamento. Dessa forma com baixas taxas de juros para as pessoas que atendem os requisitos desta modalidade de crédito.
Se você tem estabilidade empregatícia e precisa de um crédito imediato, pagando pouco e com desconto em folha de pagamento, o crédito consignado é uma excelente opção.
Sim! Mas com o nome negativado as condições da proposta podem mudar, como o valor de crédito reduzido e com prazos menores.
Dependendo das condições estabelecidas em contrato, alguns empréstimos têm o seu desconto no acerto da rescisão da empresa, outros é possível gerar boletos. Mas o que vale são as condições contratuais.
Para aposentados e pensionistas permanentes poderão ser realizados até 9 empréstimos em diferentes instituições utilizando a margem dos 30%.
É possível parcelar em até 84 vezes com no máximo 9 contratos, lembrando que os valores não devem ultrapassar a margem.
Segundo a lei do consignado não é necessário um tempo mínimo de CLT para solicitar o crédito, contudo conceder o benefício depende da análise de risco da instituição.
Assine a newsletter do Conexão Financeira
C6 Bank - O banco feito para sua empresa!