A disciplina fiscal instaurada no governo Bolsonaro permitia, apesar dos cortes em diversas áreas importantes, demonstrar ao mercado financeiro certo controle. O que trazia boas perspectivas no longo prazo.
Contudo, em um pronunciamento em 10 de novembro, Lula, então candidato à presidência, falou sobre como seria sua condução da economia do país. Em sua fala, um tanto quanto controversa, gerou instabilidade e insegurança para com os investidores.
Em “Vamos mudar alguns conceitos, muitas coisas consideradas como gasto temos que passar a considerar investimento” fez com que o dólar disparasse e posteriormente, despencasse a bolsa.
De novembro para cá, depois que Lula oficialmente ganhou nas urnas, a moeda americana só subiu. Por conta disso, entenda como funciona e por que o mercado financeiro reage negativamente à posse de Lula com essa matéria da 3Rs Serviços Digitais.
Continue a leitura!
Como funciona o mercado financeiro?
Antes de realmente entendermos os motivos do mundo todo tirar o dinheiro da economia brasileira, precisamos entender como funciona o mercado financeiro. E porque, o dólar como divisa, é tão importante.
Tudo é baseado em oferta e demanda, por exemplo. Vamos pensar no arroz, alimento base de consumo nacional, se existe muito arroz no mercado, sua oferta é maior. Quanto mais arroz tem, menos ele custa, pois há mais que suficiente para todos comprarem.
Contudo, se cai a safra do arroz e há uma quantidade reduzida de arroz no mercado, o valor pelo quilo aumenta. Isso é economia básica, mas além disso, existe um outro vilão, a inflação.
Dólar — oferta e demanda
O mesmo acontece com o dólar, por exemplo: se o Brasil apresenta uma boa administração, os investidores têm uma perspectiva positiva do investimento no país, o que faz com que apliquem seus recursos por cá.
Porém, se os investidores percebem que o mercado está caminhando para instabilidade, eles retiram suas reservas e acabam por colocá-las em mercados mais seguros. E tudo é feito à base de dólar, uma divisa.
Assim, quanto mais dólar entrar no país, maior sua oferta e menor será o seu valor. A bolsa sobe e o dólar cai, são inversamente proporcionais.
O mesmo se aplica quando o mercado está instável. Os investidores retiram seus recursos, o dólar tem sua oferta reduzida, a bolsa cai e o valor da dívida aumenta.
Por que o mercado financeiro está em queda?
A proposta do governo Lula, principalmente em seus primeiros anúncios como presidente, não foi bem-vista pelos investidores. Na segunda-feira, a Ibovespa fechou em queda de 3% e o dólar subiu para R$5,35 com uma alta de 1,5%.
Muitos economistas concordam com o foco de acabar com a fome no país, discurso enfático de Lula, isso até faz com que a economia gire. Mas ressalva, porém que o presidente deveria ter um foco mais forte quanto a instabilidade econômica e maior responsabilidade fiscal para gerar superávits primários.
Plano do governo Lula — PEC da Transição
A PEC da Transição é uma proposta de emenda à Constituição que permite gastar acima do teto de gastos e quando isso veio a foco, fez com que muitos investidores também vissem isso como um alto risco aos investimentos.
Nessa PEC da Transição, permitiria que o Governo gastasse de 100 a 200 bilhões de reais acima do teto estimado. Entre todos nomeados por Lula, a licença para gastar se faz “necessária”.
Essa, além do discurso do presidente, fez com que muitos investidores vissem o risco Brasil como algo inerente, causando dúvidas sobre investimento.
Comparação entre governo Lula e Bolsonaro
Outra questão que está relacionada à incerteza do governo Lula é que o mercado normalmente reage positivamente aos políticos com certa neutralidade (centro) ou de direita, justamente por conta de um maior controle de gasto público e menor participação do Estado na economia.
Porém, não podemos esquecer que nos anos dourados da era Lula, a Bolsa de valores literalmente teve um crescimento descomunal. Já que o Brasil era o “menino dos olhos” dos investidores.
No governo Bolsonaro, no país os ganhos foram modestos (24% acumulado nos 4 anos índice Ibovespa) contudo, não podemos deixar de falar que o mundo parou por conta de uma pandemia global.
Mercado financeiro reage negativamente à posse de Lula, ainda há esperança?
Outra questão que gera desconfiança no mercado financeiro é que o Lula vai comandar um país bem diferente do que ele recebeu em 2003. Em 20 anos depois o Brasil tem uma inflação persistente, menos crescimento por conta da pandemia e com uma bagunça orçamentária.
Além do mais, os gastos públicos também são um problema, já que as contas do Governo na área da saúde foram extremamente afetadas por conta da covid-19.
Porém, independentemente se o mercado financeiro reagir negativamente à posse de Lula, ainda há muitos desafios ainda por vir em 2023. Mas é possível que haja melhora sobre a inflação, câmbio, Selic e PIB.
Por fim, é muito cedo para julgar, mas apenas nos resta como expectadores acompanhar e torcer para que tudo vá bem.