Para quem já atua no mercado tradicional, o dilema entre formalizar ou não um negócio já é conhecido. Entretanto, com o crescimento acelerado do online e mais empreendedores no mercado digital surgindo, o dilema também passou a ser frequente no ambiente virtual. Por isso, confira os 8 benefícios de se formalizar um negócio digital.Sim, muitas pessoas ainda têm dúvidas se é o momento certo de deixar de ser pessoa física para, enfim, tornar-se um CNPJ. Porém, saiba que formalizar o seu negócio digital é um passo importante na sua carreira e que vale muito a pena por diversas razões. E é sobre elas que vamos falar hoje!Continue acompanhando este conteúdo para encontrar todos os benefícios de formalizar o seu negócio digital. Boa leitura!
1. Possibilidade de emitir nota fiscal
Se você deseja ver o seu negócio alcançar patamares ainda maiores, é importante estar devidamente regularizado. Isso porque, você consegue prestar serviços ou vender produtos para empresas e órgãos públicos que exigem a emissão da nota fiscal.Além disso, o documento traz mais segurança para você e para o seu cliente, uma vez que as notas comprovam a origem das receitas do seu negócio digital.
2. Aumento do nível do mercado
O segmento de infoprodutos vem crescendo no Brasil e no mundo de forma acelerada. Inclusive, muitas pessoas estão buscando o nicho não apenas como um dinheiro extra, mas principalmente como uma fonte principal de renda.Nesse sentido, tornar o mercado mais profissional é positivo para estar em dia com suas obrigações e também para sair na frente da concorrência. Afinal, ao proporcionar mais confiança para seus clientes, mais pessoas tendem a se sentir seguras de negociar com você.
3. Facilidade para captar recursos
É natural que, em alguma fase do seu negócio, você precise de um apoio financeiro. Mas o que talvez você não saiba é que, estando formalizado, o processo se torna muito mais fácil. Sim, quem está com as suas obrigações fiscais em dia tem mais facilidade para solicitar recursos.Dessa forma, uma das grandes vantagens da regularização também funciona como motor para o desenvolvimento do empreendedorismo. Isso porque, contribui para que você seja capaz de evoluir o seu negócio e torná-lo mais competitivo no mercado.
4. Acesso às linhas de financiamento
Como citamos, o apoio financeiro pode ser necessário, mas apenas negócios formalizados estão aptos para candidatar-se às linhas de crédito. Vale dizer que, tanto as linhas do Governo, quanto as solicitadas em bancos para micro e pequenas empresas exigem a regularização.Nesse sentido, ao se formalizar, você tem acesso a financiamentos diversos. Esses, por sua vez, poderão ser investidos no desenvolvimento de novos produtos ou, ainda, na evolução da estrutura do seu negócio.
5. Acesso a crédito mais barato
Já existem instituições financeiras que trabalham com linhas de crédito e cartões com juros reduzidos para micro e pequenas empresas. O sistema bancário conta com linhas especiais para empreendedores que precisam desenvolver um novo produto ou aumentar seu capital de giro, por exemplo.Dessa forma, ao se formalizar e ter um CNPJ, é possível ter um recurso para investir no seu negócio digital, sem juros abusivos e sem comprometer a saúde financeira da sua empresa.
6. Valores reduzidos em serviços e/ou produtos
Não são apenas os sistemas bancários que contam com benefícios para pessoas jurídicas. Já existem, por exemplo, planos de internet e de saúde mais baratos para quem possui CNPJ em comparação aos planos destinados à pessoa física. Além disso, existem produtos oferecidos com preços diferenciados para pessoa jurídica, o que pode ser um diferencial para a estrutura do seu negócio. Assim, com acesso a valores mais acessíveis, você pode otimizar os recursos e fazer a diferença na economia do mês.
7. Possibilidade de formar parcerias
Entre a segurança e as vantagens já citadas, a possibilidade de formar parcerias é um dos benefícios que podem fazer a diferença para o seu negócio, uma vez que muitas empresas só atuam com outras empresas formalizadas.É possível captar parceiros para os seus projetos por meio de landing pages. Por isso, se você pensa em expandir a sua área de atuação ou, ainda, o tamanho do seu negócio, parcerias podem ser interessantes para apoiar no seu planejamento. Nesse sentido, você ainda garante um diferencial competitivo.
8. Mais segurança para o seu negócio
Já imaginou perder todo tempo e esforço investido no seu negócio por não estar regularizado? Isso pode acontecer se você não tiver um CNPJ. Afinal, à medida que a sua empresa cresce, fica cada vez mais perigoso manter-se na informalidade.Nesse sentido, saiba que, ao perceber que os seus ganhos estão cada vez mais frequentes, torna-se necessário registar e formalizar as receitas. Essa é uma forma de você comprovar a origem do seu dinheiro e, com o apoio de um contador, evitar que todo fruto do seu trabalho seja confiscado pelos órgãos reguladores.E você, já conhecia algum dos diferenciais de formalizar o seu negócio? Ainda está em dúvida se é uma boa opção para você? Deixe seu comentário!