Crédito Imobiliário, Empreendimento imobiliário

Fundos Imobiliários: como montar uma carteira

imobiliario-1024×682

O mercado de finanças está sempre passando por diversas mudanças, reagindo a tudo o que acontece na sociedade. Diante dessa modificação frequente, é aconselhável contar com o auxílio de investimentos de maior estabilidade, como os fundos imobiliários.

Soluções essas que devem ser consideradas tanto por quem já possui experiência no ramo dos investimentos, como também para quem acaba de entrar nesse tipo de mercado, buscando maneiras otimizadas de aumentar o rendimento que envolve o seu patrimônio.

Até porque deixar o seu dinheiro parado é hoje uma forma de reduzir o seu valor, já que diante das mudanças gerais do mercado, o poder aquisitivo de um indivíduo pode mudar em questão de dias, com uma nota tendo o seu valor diferente a cada visita ao mercado.

E isso envolve a situação dos mais diferentes mercados existentes, indo da área alimentícia, com seus valores sendo impactados pelas mudanças no meio agrícola, ou com meio industrial, com um serviço de manutenção e montagem industrial tendo outro valor.

E da mesma forma em que esses mercados paralelos podem modificar a ação e rendimento de diferentes setores, afetando assim o valor de suas ações, o mesmo pode ser dito sobre eventos que fogem do controle humano, tais como acidentes naturais, por exemplo.

Afinal, um período de seca pode prejudicar a colheita de diversas plantações, afetando a produção de roupas, com um baixo volume de algodão, fora o rendimento de restaurantes e lanchonetes, já que sua matéria base de trabalho passa a custar muito mais do que antes.

Até mesmo o mercado decorativo pode passar por suas crises, como uma empresa de plantas ornamentais tendo suas vendas diminuídas a partir do momento em que esse cultivo torna-se mais caro ou quando o seu público encontra-se financeiramente vulnerável.

Esse foi o motivo inclusive pelo qual muitas empresas e setores comerciais tiveram os seus resultados afetados durante o período de alto contágio causado pela pandemia de COVID-19, no qual uma baixa de empregos resultou também em um menor rendimento geral.

Situação que afetou também o campo dos investimentos, já que a queda de muitos negócios fez com que diversas aplicações perdessem o seu valor. Ainda mais em uma época na qual as pessoas passaram a ter mais cuidado com o seu acúmulo de patrimônio.

E com muitos fundos de investimentos tornando-se cada vez mais instáveis, é válido para quem busca investir optar por fundos que sejam conhecidos por sua maior procura e estabilidade no mercado, o que nos leva à questão dos fundos imobiliários.

Características dos fundos imobiliários

Os fundos de investimentos são aplicações que lidam com a movimentação de diferentes mercados, envolvendo o uso de algum tipo de capital para investir em um projeto, sendo então recompensado com parte dos lucros que partem desse tipo de aplicação.

Um sistema similar a como funciona um empréstimo bancário, no qual uma agência de finanças consegue sua lucratividade em cima da taxa de juros que é aplicada em cada um desses seus investimentos, com a sua renda estando associada ao sucesso de tal projeto.

É justamente a partir desses lucros que os bancos conseguem trabalhar com novos projetos, liberando verba para patrocínio de eventos culturais, para a realização de certos programas, além da possibilidade de oferecer novos empréstimos para outros clientes.

Alguns negócios podem até mesmo recorrer a antecipação de cheques, de forma a ter um contato mais rápido a um certo valor a ser recebido, antecipando assim um projeto de expansão a ser adotado por uma companhia, dando início a um novo investimento.

A questão é que muitos investimentos podem não ser tão seguros assim por acompanharem as mudanças constantes do mercado, o que pode resultar até mesmo em uma perda financeira caso a sua aplicação não seja feita da melhor maneira.

Uma opção de destaque nesse sentido acaba sendo os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), que se trata de projetos de investimento que possuem como base o mercado de imóveis. Uma área que pode lidar com um número diverso de aplicações, entre elas:

  • Galpões e armazéns;
  • Condomínios habitacionais;
  • Residências próprias;
  • Shopping centers;
  • Centros corporativos.

Uma variedade de opções que pode ser considerada por quem pensa em trabalhar junto da área de imóveis, com um serviço de avaliação de imóveis em SP podendo olhar para todas essas opções enquanto busca um novo tipo de projeto imobiliário a ser investido.

Por causa dessa pluralidade, o ramo imobiliário acaba se destacando como um dos mais seguros no mercado, apresentando diversas opções de investimento, ao mesmo tempo em que é um setor que costuma receber atenção constante por parte do público.

Mesmo no período de pandemia, o mercado de imóveis foi um dos que menos sofreu impacto, conseguindo crescer na medida em que a sociedade passou a dar mais atenção para a compra e aluguel de imóveis, após terem que passar mais tempo isolado em casa.

Cenário que levou ao crescimento também dos fundos de imóveis, aumentando assim as oportunidades de quem busca investir no mercado. Ao mesmo tempo em que esse destaque acaba por levantar algumas dúvidas sobre quem busca aplicar na área.

Quais os melhores fundos imobiliários para 2022?

Acompanhar os principais jornais e canais informativos voltados à área de finanças pode trazer esse tipo de resposta, mas de uma forma geral é importante analisar se existe uma taxa de crescimento contínuo em relação ao fundo escolhido para se investir.

Isso porque a estabilidade comum da área imobiliária permite uma maior previsão de resultados, com um período de crescimento tendo grandes chances de assim permanecer.

Quantos fundos devo ter na carteira?

Ao montar a sua carteira de investimentos, é comum a dúvida sobre a quantidade ideal, principalmente em uma área específica, como o ramo de imóveis. O número de aplicações vai depender muito do perfil do indivíduo, contudo existe uma média a ser considerada.

Recomenda-se uma média entre 10 a 15 fundos para se proteger de qualquer tipo de impacto ao qual um fundo específico pode receber, ao mesmo tempo em que permite a esse investidor ter uma maior controle sobre todos os seus investimentos.

Uma variedade que pode ser formada por fundos imobiliários junto a outras aplicações comerciais, como em uma empresa de suporte de TI, cujos serviços recebem uma demanda cada vez maior no mercado.

Com essas dúvidas resolvidas, é possível dar início ao seu projeto de investimentos imobiliários, sendo importante ter atenção a certas etapas para que seja iniciada a sua carteira de aplicações.

Montando um carteira de investimentos

Após conhecer melhor sobre a área de aplicações e estar disposto a iniciar sua carteira de investimentos, é importante olhar com atenção para alguns tópicos, sendo eles:

Setor

Etapa que envolve um estudo a ser feito em cima do mercado a ser investido, de forma a compreender melhor as demandas a serem ali encontradas, como um fornecedor de controle de acesso que pode ter uma renda maior em áreas que exigem maior segurança.

Histórico da gestora

Normalmente é comum procurar pelo auxílio de uma gestora de investimentos para cuidar das suas aplicações. Além de olhar para o mercado em que pensa em aplicar, é importante estudar o histórico da empresa que será responsável por lidar com o seu patrimônio.

Dividend Yield

O campo dos dividendos lida com o cálculo de rentabilidade do fundo imobiliário, identificando o rendimento que pode estar associado ao pagamento dos dividendos de lucros para todos os acionistas de uma empresa ou projeto.

Preço

Essa análise é feita a partir da comparação do valor do seu patrimônio com o preço associado ao fundo se ele se encontra mais barato ou mais caro. O mesmo tipo de análise que um cliente faz no momento de contratar uma empresa de etiquetas e rótulos.

Rendimento por cota

Esse rendimento está associado à valorização alcançada durante um período específico de aplicação, facilitando a compreensão acerca do sucesso ou não dos seus investimentos feitos junto a um fundo imobiliário.

Taxa Interna de Retorno

Por fim temos a Taxa Interna de Retorno (TIR), que funciona por meio de um cálculo capaz de prever por meio de uma simulação qual deverá ser o rendimento de tal fundo. Uma conta mais segura se levarmos em conta as ações de um mercado instável como o de imóveis.

De uma forma geral, é importante nunca deixar de lado o perfil de quem irá fazer uma aplicação, já que a sua carteira de fundos deve responder às características e interesses de um investidor em particular.

Tudo de forma até mesmo a facilitar o acompanhamento sobre a situação financeira de um mercado, tal como uma etapa de manifestação a oposição que pode surgir durante um processo de registro de marca.

O mais importante é conhecer bem os seus investimentos, de forma a identificar as oportunidades que possam estar presentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira

C6 Bank - O banco feito para sua empresa!