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Saiba como funciona o marketing financeiro

financeiro

O marketing é a alma de qualquer negócio. É a partir de suas estratégias e práticas que as pessoas começam a se interessar por um produto ou serviço e, com tantas empresas no mundo digital, o marketing financeiro vem ganhando cada vez mais espaço.

Seja por causa da forma diferente como aborda as diferentes frentes da empresa ou por tratar de um assunto que, embora próximos e correlacionados, ainda sim é diferente, esse é um estilo de marketing que toda empresa precisa investir para se manter competitiva.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar o que é essa prática e como ela pode impactar o seu negócio, mostrando o que pode ser feito e o que deve ser evitado, algumas vantagens e benefícios, além de mostrar e explorar o impacto do marketing de conteúdo.

Não importa se seu negócio é focado no desenvolvimento de software para hamburgueria ou se é uma grande empresa logística, é importante que toda empresa que queira se expandir ou permanecer ativa e competitiva no mercado foque em algum tipo de marketing.

Portanto, é extremamente comum e normal que as empresas focadas no ramo financeiro também, de alguma forma, se aproveitem dos benefícios que o marketing pode trazer, expandindo seu alcance, seu público e aumentando a taxa de conversão.

Desde um fornecedor de balão publicitário até mesmo uma grande loja de produtos geek precisa utilizar o marketing para se promover, mas no caso do marketing financeiro, ele é mais voltado para, como o próprio nome já aponta, para instituições financeiras.

Portanto, podemos concluir que ele esse tipo de marketing pode ser um grande auxílio principalmente para:

  • Bancos;
  • Investidoras;
  • Assessorias contábeis;
  • Escritórios contábeis;
  • Seguradoras de crédito.

Em outras palavras, as próprias empresas já entendem a importância do marketing financeiro e como ele pode ser usado de forma efetiva dentro do meio digital, afinal, seja para implantação de servidores ou para promover um banco, a internet sempre será uma excelente aliada.

Não apenas isso, mas as pessoas irão conhecer mais o trabalho desse determinado segmento de mercado que, mesmo em esferas menores e mais concentradas, ainda precisa ser utilizado por todos em algum momento da vida.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar alguns benefícios, assim como o conceito do marketing financeiro, explorando sua utilização e importância, além de dicas de como aplicar nos dias atuais. Confira.

A importância do marketing financeiro

Seja na abertura de empresa ou para melhor expandir os seus serviços para o mundo, o marketing financeiro se mostra essencial para qualquer instituição financeira. Em outras palavras, ele é preciso para que a sua marca se posicione no mercado frente a outras concorrentes.

Até alguns anos atrás, esse tipo de marketing era voltado para um público mais velho e mais maduro, porém, quando a internet e o mercado digital crescem e se mostram essenciais para todos, um público jovem que quer entender sobre o assunto começa a surgir.

Isso impacta diretamente tais instituições, mostrando que para continuarem sendo competitivas precisam se atualizar e mudar a forma como chegar e abordar seus clientes, mostrando como é necessário a ajuda de uma consultoria contábil e outros serviços.

Portanto, para ser o mais assertivo possível é preciso saber de algumas técnicas que são essenciais para o funcionamento e também aquelas práticas que podem não funcionar tão bem e fazer com que a marca acabe não conseguindo emplacar.

Ou seja, toda prática comercial necessita que algumas diretrizes sejam cumpridas para se extrair o máximo possível delas, mesmo que o foco seja investir na promoção de serviços como automação elétrica. Em outras palavras, existem práticas permitidas e outras não.

A transparência deve ser o primeiro grande passo, afinal se trabalha com o dinheiro e investimento das pessoas. É preciso ser realista e verdadeiro, apontar quais os riscos e as chances de sucesso. Vender sonhos e mentiras não é permitido.

Outro ponto a ser mencionado é a rentabilidade. É totalmente permitido e até indicado utilizar de resultados passados para mostrar como as chances de sucesso são grandes, mas deve ser deixado claro como isso pode não se repetir no futuro, ou seja, não existe garantia alguma.

E isso não é só para o setor financeiro, precisando ser replicado até mesmo em empresas de montagem industrial, que é a objetividade e profissionalismo.

É preciso ser amigo do cliente, parceiro, mostrar que ele pode contar contigo e que deve confiar na sua marca. Explorá-los tanto mancha o nome da empresa como pode afetar a sua imagem, fazendo com que perca prestígio dentro de seu segmento no mercado.

Aplicando o marketing financeiro

Agora que ficou um pouco mais claro o que é esse marketing e como ele é importante, chegou o momento de entender mais de perto como ele funciona e quais as possibilidades que ele abre.

Como mencionado no começo do texto, seja para auxiliar um fornecedor de software ou pessoas no geral, já entendemos quais são os tipos de instituições que promovem esse marketing. Assim sendo, os tópicos a seguir irão reunir alguns dos fatores mais necessários para tal.

01 – Invista em opções de custo

O primeiro passo é saber que cada cliente é diferente do outro, portanto é preciso saber quais as possibilidades que melhor se encaixam em um e que não são tão efetivas em outros. Isso mostra uma preocupação da empresa em sempre oferecer opções.

E não somente oferecer opções de custo, mas também oferecer meios de pagamento alternativos para englobar uma quantidade maior de clientes e aumentar as chances do mesmo conseguir fechar negócios com a sua marca.

Em outras palavras, sua organização está investindo em métodos que aumentam até mesmo a empatia do lead com a empresa, aumentando também a chance de conversão e, consequentemente, expandindo a presença da marca.

02 – Mostre o seu diferencial

Para qualquer empresa que queira ganhar seu próprio espaço dentro do mercado, é preciso tanto investir no marketing quanto mostrar para as pessoas o seu grande diferencial, o motivo pelo qual devem preferir e procurar a sua marca ao invés da concorrente.

Promover essas ideias e conceitos, explorando e abordando seu diferencial, independentemente se é no atendimento, nos descontos ou na quantidade de possibilidades de pagamento, é necessário para gerar autoridade e aumentar a confiança.

É preciso fazer com que as pessoas saibam que sua empresa sabe o que está falando e, principalmente, saiba o que está fazendo, aumentando a chance de conversão do lead e a fidelização do futuro cliente.

03 – Seja transparente quanto a rentabilidade

Embora tenha sido abordado de forma rápida no texto, mais uma vez destacamos a importância da transparência com o cliente, principalmente quando o assunto é a rentabilidade do seu negócio.

As pessoas buscam instituições financeiras com o seguinte objetivo: ou aumentar seus lucros com investimentos a curto, médio e longo prazo, ou para a manutenção de um dinheiro que já possui.

Porém o mercado financeiro é muito volátil e está em constante mudança e, por lei, nenhuma empresa pode prometer nada, afinal não se sabe se pode cumprir com o acordo. Sendo assim, seja o mais transparente possível com seus clientes, para que assim eles sempre voltem.

04 – Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das formas mais funcionais de utilizar o marketing nos dias de hoje, afinal ele consegue atrair um bom número de leads que possuem um interesse genuíno no conteúdo que foi criado, fazendo com que aos poucos depositem a sua confiança na marca.

Isso impacta muito no negócio, afinal, além da confiança, o usuário sempre voltará ao site, blog ou rede social buscando mais conteúdo, mantendo-se ainda mais informado, gerando muito engajamento, tráfego orgânico e fazendo com que a empresa ganhe mais relevância.

Sem mencionar que, um site que continuamente produz conteúdo bom, de qualidade e que agrega valor para o cliente, fica melhor posicionado com o SEO, os mecanismos de pesquisa do Google, ajudando a ter um melhor ranqueamento e aumentando o alcance e autoridade.

Também utilize bastante as redes sociais, principalmente o Instagram, que tem uma relevância enorme nos dias de hoje, para promover seu conteúdo e fazer com que mais pessoas conheçam a empresa, mesmo que no momento não precisem dela.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou como o marketing financeiro é importante para as instituições que trabalham com esse tipo de serviço, sendo essencial para abordar um maior número de clientes e conseguir convencê-los a utilizar seus serviços.

É bastante impressionante como, quando bem utilizado, tais ações podem ser a diferença entre um negócio que consegue se destacar no mercado e aquele que não consegue, mostrando ainda mais como o marketing é a alma de qualquer empreendimento.

Sendo assim, utilize esse texto como orientação para estudar ainda mais sobre o assunto e garantir que a sua empresa consiga se destacar o máximo possível, conquistando seu espaço no mercado e mostrando a que veio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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