Gestão Financeira para Pequenas Empresas

Equipe Conexão Financeira - 25/05/2020

Você que é um pequeno empresário, sabe como fazer a gestão financeira para pequenas empresas? Este é um cuidado especial que qualquer gestor deve ter, afinal, é impossível um negócio sobreviver sem cuidar do seu dinheiro. Por exemplo, capital de giro, lucro e fluxo de caixa, são algumas das expressões que todo gestor precisa conhecer.

Por outro lado, esta necessidade coloca os empresários em uma posição difícil. Muitas vezes, o negócio tem poucos funcionários, fazendo os próprios gestores terem que cuidar deste aspecto. Logo, é comum ficar sem tempo para gerir este aspecto tão importante.

Caso você passe por esta situação, não se preocupe. Este post vai ajudar você a fazer a gestão financeira para pequenas empresas.

Por que é importante fazer a gestão financeira?

Para qualquer empresa, a gestão financeira é crucial. Existem muitas pesquisas no mercado que mostram que este é um dos principais motivos que levam pequenas empresas à falência.

Um erro comum, por exemplo, é acreditar que empresas falham por não darem lucro. Conhecer o conceito de capital de giro, porém, é muito importante neste caso para analisar se a empresa está, ou não, dando lucro.

Capital de Giro é o recurso que a empresa tem à disposição para pagar as contas, e caso não seja muito bem cuidado, é natural que a empresa mergulhe em dívidas. Este é um exemplo claro do que porque é tão importante fazer a gestão financeira.

Como fazer a gestão financeira para pequenas empresas?

Mas, o problema ainda persiste: como fazer esta gestão? O básico é ter um controle de todas as informações financeiras.

Controlar o fluxo de caixa e classificar bem os gastos fixos e variáveis é o primeiro passo para uma boa gestão.

Com o controle de gastos, por exemplo, você tem uma noção maior de quanto sua empresa gasta a cada mês. Ou seja, tem uma relação direta com o capital de giro que mencionamos acima.

Este é o grande desafio da gestão financeira para pequenas empresas. Esse procedimento é uma grande teia de aranha, em que os conceitos influenciam uns nos outros, tornando-se algo bem complexo.

Com isso em mente, a melhor forma de fazer a gestão financeira para pequenas empresas é perceber que não é preciso fazer isso sozinho. Existem serviços especializados em consultoria financeira voltados especificamente para este tipo de negócio.

Quanto mais destes serviços forem feitos fora da empresa, mais eficiente é sua gestão. Afinal, delegar tarefas é a marca do bom gestor. E, ao contrário do que se pensa, você ganha ainda mais controle sobre o aspecto financeiro do negócio.

Ao contratar estes serviços, sua empresa está diminuindo o volume de tarefas que precisam ser feitas, delegando-as a um profissional especializado no assunto.

Gestão financeira para pequenas empresas não é apenas questão de sobrevivência. É uma das principais fontes de informação para decidir o futuro do seu negócio. Contando com serviços financeiros, você tem estes dados diretamente na sua mão, não somente para garantir a sobrevivência do seu negócio, mas para ajudá-lo a prosperar.

Então, se você está à procura de serviços para a gestão financeira para pequenas empresas, acesse o site da Conexão Financeira, conheça os nossos produtos e descubra como podem otimizar seu negócio!

Close Bitnami banner
Bitnami