Empréstimo para Empresas é uma modalidade bastante comum de crédito empresarial. Se sua empresa está buscando tal recurso, se prepare para abrir detalhes contábeis e os números do negócio.
Quando falamos em Crédito para Empresas, o pensamentos dos bancos é bem simples: mostre que sua empresa conseguirá pagar o empréstimo que solicita e a chance de aprovação será bastante alta. Os critérios de risco que influenciam na concessão de crédito são conhecidos como os ‘Seis Cs’:
Caráter, Capacidade, Capital, Conglomerado, Condições e Colateral. Eles abrangem características qualitativas e quantitativas da empresa tomadora e, dessa forma, ajudam a aprovar ou negar um pedido de crédito.
Confira os critérios de risco para se analisar um crédito:
– “Caráter” é a credibilidade dada à empresa. Considera o seu histórico de pagamentos, os atrasos e, acima de tudo, os apontamentos cadastrais.
– “Capacidade” diz respeito ao resultado operacional e líquido da empresa. Procede, assim, na sua capacidade de pagar suas dívidas.
– “Capital” é a posse de bens da empresa que poderiam ser liquidados para o pagamento de dívidas.
– “Conglomerado” são operações e relações entre as partes relacionadas da empresa (PFs e PJs)
– “Condições” são os aspectos que afetam o setor no qual a empresa está inserida.
– “Colaterais” são as garantias formais apresentadas na operação.
O empresário ou gestor financeiro que busca um empréstimo para empresas deve conhecer esses seis critérios, que serão analisados pelo banco ou financeira, durante o processo de concessão de crédito. Vale lembrar que, em situações onde se solicita dinheiro sem abrir detalhes contábeis e de produção por exemplo, sem apresentar garantias ou capacidade de pagamento do empréstimo, a chance de aprovação é bem pequena. Claro que essa situação varia conforme o valor a ser tomado. Quanto maior o valor, mais exigências as instituições financeiras farão.
Outro ponto importante é estabelecer um bom relacionamento com o banco: um bom histórico como cliente, por exemplo, torna a concessão mais fácil.
Conclusão
Por fim, é importante citar que pedir um empréstimo não quer dizer implorar por ele. Uma empresa bem preparada, com bom controle de gestão e boa organização financeira, tem à sua disposição, portanto, diversas opções para se obter capital no mercado, oriundo de diversos bancos. Uma empresa mais profissionalizada e com maior controle da operação tem, como resultado, maiores chances de ter um processo tranquilo de tomada de crédito no mercado.
Conheça também os demais produtos financeiros da Conexão Financeira!