O Home Equity é uma das formas de empréstimo oferecidas por bancos brasileiros, e pode ser uma boa opção para você.Nele, é possível usar um imóvel como garantia de pagamento da dívida, trazendo maior segurança para o credor e para o solicitante.Os créditos oferecidos vão de R$50 mil até R$2 milhões, sendo essa uma ótima forma de conseguir crédito mais alto. Saiba o que é Home Equity, como funciona e como solicitar esse tipo de empréstimo!
O que é home equity?
O Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é exatamente o que o nome indica. Ao solicitar um empréstimo desse tipo, você usa um imóvel como garantia de pagamento, fazendo isso é possível conseguir taxas de juros reduzidas e prazos mais longos. O valor do empréstimo costuma corresponder ao valor de leilão do imóvel. Isso porque imóveis leiloados possuem valor reduzido. Quando o empréstimo é feito, imóvel ainda pertence a você, basta realizar o pagamento no prazo. Caso não o faça, aí sim, o imóvel pode ser leiloado pelo banco para quitar o que falta do valor.
Como funciona no Brasil?
Para fazer um empréstimo do tipo, você precisa ter um imóvel próprio, residencial ou comercial. Alguns bancos também aceitam imóveis rurais.Também é possível utilizar imóveis de terceiros no Home Equity. Entretanto, a pessoa deve ser seu parente de primeiro grau.O Home Equity no Brasil funciona no esquema de alienação fiduciária. A propriedade do imóvel é passada indiretamente para o banco, o credor. O imóvel passa a ter dois “donos”, porém, você ainda tem a posse direta enquanto paga o empréstimo. Então pode usar o imóvel normalmente. Agora, caso você falhe com o pagamento, o imóvel passa a ser propriedade total do credor, que pode leiloar o mesmo para quitar a dívida. Caso eles o vendam por valor maior ao que você deve, o dinheiro extra é repassado para você.Quitando o empréstimo sem atrasos, a posse indireta é encerrada e você volta a ser o único dono do imóvel.
Diferença entre Home Equity e hipoteca
Pode parecer que o Home Equity é a mesma coisa que uma hipoteca, mas, na verdade, são coisas diferentes. Fazer uma hipoteca é extremamente burocrático, e nesses casos a posse do imóvel continua sendo totalmente do dono. É um processo não muito vantajoso para os bancos. Já o Home Equity é mais simples, conta com menos passos e oferece uma segurança maior para os dois lados da transação. É por isso que, atualmente, é difícil ouvir que alguém fez uma hipoteca, mas empréstimos em Home Equity são muito comuns.
Vantagens do Home Equity
O Home Equity tem várias vantagens, principalmente quando comparado a outros modelos de empréstimo existentes hoje. Conheça alguns dos benefícios do empréstimo com garantia de imóvel e veja como vale a pena.
Taxas
O Brasil é um dos países com mais taxas, portanto, qualquer chance de diminuir esse tipo de cobrança é válida. No empréstimo Home Equity, por oferecer um imóvel como garantia, é possível conseguir taxas de juros bem mais baixas do que em outras modalidades.
Prazos
Seguindo o mesmo conceito anterior, os prazos para pagamento de empréstimos Home Equity costumam ser mais longos.Isso porque o banco sabe que, caso não ocorra o pagamento, eles não estarão no prejuízo. E, assim, oferecem um prazo mais leniente.
Valores
O empréstimo Home Equity considera o valor de leilão do imóvel, podendo, assim, oferecer um crédito mais alto do que os convencionais.Se você é MEI, é ainda mais interessante – considerando que esse é um empréstimo de valor alto e sem taxas altas.
Como pedir empréstimo home equity?
Um empréstimo com garantia de imóvel não demanda processos extremamente burocráticos. Costuma ser um passo a passo simples.Em geral, basta encontrar o banco com a proposta ideal e disponibilizar a documentação necessária. Alguns dos documentos pedidos são:
- CNPJ;
- Declarações de faturamento;
- Documentos dos sócios da empresa;
- IPTU do imóvel;
- Certidão Negativa de Débito do imóvel;
- Entre outros mais específicos.
É importante salientar que esse é um empréstimo mais voltado para pessoas jurídicas, ou seja, MEIs.Conheça alguns dos bancos que oferecem Home Equity e já solicite uma proposta, com as melhores opções do mercado.
Fique atento a algumas coisas
Por mais que seja um processo sem segredos, existem alguns pontos que merecem sua atenção. Afinal, um imóvel é um bem muito importante e arriscar a perda do mesmo não é uma boa ideia — principalmente em casos de imóveis de terceiros. Saiba quais são as informações que você deve se atentar na hora de solicitar um empréstimo Home Equity.
Contrato
O contrato deve ser lido com muita atenção. Observe quais são as cláusulas, prazos e parcelas. Verifique, também, como será o processo de apropriação do imóvel em casos de inadimplência. É importante entender cada detalhe para não se colocar em uma situação de risco. Além disso, também veja se, ao final do pagamento, a responsabilidade de finalizar a alienação fiduciária está com você ou com o banco.
Empresa
Não escolha a primeira empresa que encontrar. Afinal, cada uma delas poderá oferecer condições distintas. Pesquise antes de fechar um contrato. Se é um banco conhecido, saberá que se trata de um empréstimo legítimo. Caso não conheça a empresa, pesquise sobre ela. Ler as experiências de quem já realizou um pedido de empréstimo desse tipo é uma boa ideia para entender a índole da empresa.
Planejamento
É absolutamente não recomendado que você faça um empréstimo desse tipo caso possua alguma dúvida sobre a capacidade de o pagar por completo. Antes de solicitar, faça um planejamento financeiro e veja se será possível pagar em dia, sempre. Não se planejar é o pior erro de quem faz qualquer empréstimo, pois as chances de se afundar em mais dívidas é enorme.
Home Equity vale a pena?
O empréstimo Home Equity é uma ótima opção para quem possui um imóvel para oferecer como garantia. Vale sim, a pena, por possuir taxas de juros mais baixas e prazo estendido para pagamento. E agora que já sabe o que é Home Equity, já pode solicitar uma proposta! Veja as opções recomendadas pelo Conexão Financeira.