Empreendimentos imobiliários como opção de investimento

Publicado por Guilherme Alves - 13/04/2022

Empreendimentos imobiliários como opção de investimento

Comprar um imóvel está nos planos da grande maioria dos brasileiros. Exemplo disso é a pesquisa EXAME/IDEIA, realizada no final de 2021. O estudo mostrou que 20% das 1.200 pessoas entrevistadas pretendem comprar um imóvel ainda em 2022.

Quando se fala em adquirir um imóvel, o primeiro pensamento de muitos é o alívio de sair do aluguel, mas é possível ir além e ver o imóvel como um investimento.

A solidez é um dos principais pontos positivos dos empreendimentos imobiliários. Também vale destacar a rentabilidade, que acontece por meio do aluguel e revenda, e o alto poder de valorização.

Investir no mercado imobiliário é construir um patrimônio seguro e lucrativo. Pretende realizar esse tipo de investimento? Então, este artigo é para você!

Afinal, o que são empreendimentos imobiliários?

Antes de investir, é importante que você entenda o conceito de empreendimentos imobiliários: são, basicamente, ações de parcelamento do solo urbano para fins habitacionais, industriais ou comerciais.

Pode-se dizer que o termo descreve empreendimentos que modificam o local onde estão localizados, bem como seu entorno.

Tipos de investimento em empreendimentos imobiliários

É fundamental que você entenda quais são as suas opções de investimento e avalie qual é a melhor alternativa dentro das suas metas e possibilidades.Confira algumas opções:

Terrenos

Terrenos representam uma excelente oportunidade em diferentes cenários. Se está próximo a centros urbanos, pode se transformar em um ponto comercial. Se está numa área mais afastada e tranquila, pode se tornar um condomínio.

Os terrenos costumam valorizar de maneira rápida, podendo ser vendidos por quantias bem maiores do que quando foram adquiridos. Com isso, é possível reinvestir o dinheiro. Se você faz parte da turma do “quero vender meu terreno”, certamente conseguirá um ótimo retorno. As diversas possibilidades que esse tipo de investimento oferece sempre atrai interessados.

Imóveis comerciais

Quando se fala no que é investimento imobiliário, não dá para deixar de ressaltar os imóveis comerciais.

O crescimento da população impulsionou os imóveis comerciais, que são transformados em lojas, mercados, escolas, entre outros empreendimentos. Escolher imóveis com boa localização, que possam abrigar serviços essenciais, como mercados, padarias e farmácias, diminui as chances de fechamento em momentos de crise.

Outra vantagem que vale destacar é a duração dos contratos. Geralmente, os imóveis comerciais têm durabilidade mais longa, de cinco a dez anos, proporcionando segurança ao proprietário.

Imóveis na planta

O que mais se vê pelas cidades hoje em dia são imóveis sendo vendidos ainda na planta. É uma opção muito atraente, levando em conta que as unidades podem ser compradas por valores mais acessíveis do que quando são vendidas já finalizadas. Isso acontece, pois o imóvel valoriza no decorrer da obra.  Com isso, é comum ver investidores que adquirem várias unidades para revender no futuro.

O imóvel na planta faz brilhar os olhos, mas é preciso ter certeza de que a construtora é confiável. Verifique a qualidade dos serviços, isso é indispensável para realizar um bom investimento imobiliário.

Imóveis residenciais

Quando o assunto é imóvel residencial, podemos destacar os apartamentos compactos, com um ou dois quartos.

Esse tipo de apartamento atrai famílias pequenas e também pessoas que moram sozinhas. Geralmente, buscam conforto e boa localização.

Com a alta demanda, vale pensar nesse tipo de investimento.

Como pagar pelos empreendimentos imobiliários

Depois de conhecer as principais opções, já pensou em como vai investir no mercado imobiliário? Há duas formas muito procuradas aqui no Brasil: o financiamento e o consórcio. Saiba um pouco sobre cada uma delas:

Financiamento

O financiamento permite que você pague o valor do imóvel de maneira diluída ao longo dos anos (com o acréscimo de uma taxa de juros). Essa modalidade é mais procurada por quem tem pressa para adquirir um imóvel para morar, mas também pode ser uma boa alternativa para quem quer investir.

Atenção: é preciso fazer as contas com cuidado para que os encargos do financiamento não comprometam a renda que o patrimônio deve gerar. Avalie se você terá um rápido retorno por meio do aluguel do imóvel, que precisa cobrir a maior parte do financiamento.

Consórcio

Considerada uma forma de pagamento à vista, nessa modalidade você paga prestações mensais para uma administradora e pode ser contemplado – a qualquer momento – com a carta de crédito no valor do imóvel.

Você sabia que o FGTS também pode ser usado no consórcio para pagamento de parcelas e oferta de lance? Com isso, é possível antecipar a contemplação.

Ao contrário do financiamento, o consórcio de imóveis não inclui juros e as parcelas são bem mais acessíveis, o que explica a grande procura por essa alternativa.

Dicas para investir em um empreendimento imobiliário

Para investir com tranquilidade, é importante ter atenção para alguns pontos:

  • Defina seus objetivos (tipo de imóvel, localização, possíveis reformas, entre outros detalhes);
  • Estude o mercado para fazer uma escolha racional;
  • Avalie bem a oportunidade antes de realizar o investimento;
  • Planeje-se para não comprometer a sua saúde financeira;
  • Esqueça suas preferências pessoais, tenha foco e objetividade. É importante optar pela melhor opção para os seus objetivos, mesmo que o imóvel não esteja alinhado com os seus gostos pessoais.

Agora que você já sabe como se preparar, pode começar a planejar a aquisição do seu empreendimento imobiliário.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.