Saiba se investir em imóveis para alugar é um bom negócio

Publicado por Guia de Investimento - 18/07/2022

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se investir em imóveis para alugar é uma boa ideia. Essa proposta pode ser bastante lucrativa, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos para aproveitar esse modelo com mais qualidade.

Muitas pessoas estão buscando maneiras de investir seu dinheiro, seja abrindo uma empresa de aluguel de impressoras para gráfica ou na compra de imóveis, principalmente com objetivo de conquistar sonhos a longo prazo.

Esse tipo de ação é recente, mas tem ganhado muita popularidade no país. Esse processo se deve em grande parte ao que ficou conhecido como transformação digital, uma atividade que acabou trazendo uma série de avanços tecnológicos para o conhecimento geral, popularizando-se entre o público.

Por conta desses avanços, o acesso a informações ficou muito mais fácil e democrático, permitindo que um grupo maior de pessoas começasse a estudar mais sobre educação financeira, e como ela pode impactar o dia a dia delas.

Por conta da falta de estrutura sobre educação financeira no Brasil, muitas pessoas ainda não possuíam investimentos, e o grau de endividamento do país é muito alto por conta disso, ainda que essa realidade esteja começando a mudar.

Dentro do conceito de investimento, um dos mais antigos e estáveis é o investimento no mercado imobiliário. Não é de hoje que as pessoas compram imóveis para alugar, e em alguns casos até mesmo viver da renda conquistada com estes imóveis.

Entretanto, é preciso cuidado e atenção para você efetivamente conseguir bons resultados com esse tipo de investimento e sobretudo muito conhecimento da área para não cair em complicações mais para a frente além de contratar uma consultoria tributária é essencial para auxiliar com os impostos e tributação.

Um dos motivos que mais atrai as pessoas para o investimento imobiliário é justamente a solidez desse modelo de investimento. A verdade é que diferente de modelos mais ousados, os imóveis têm um risco muito menor de depreciação.

Isso significa que o valor investido no imóvel não é perdido ao longo do tempo, pelo contrário, a valorização imobiliária acaba tomando um espaço considerável nesse tipo de estrutura, tornando ainda mais seguro o investimento em imóveis para alugar.

Isso não significa, entretanto, que não existem riscos nessa modalidade. Todos os investimentos possuem algum grau de risco, e isso não é uma questão da qual se pode fugir.

Ainda assim, o investimento imobiliário acaba ficando no lado mais conservador do investimento, onde as chances de prejuízo são muito menores, ainda que os ganhos também não sejam tão altos quanto modelos mais arriscados.

Os riscos do mercado imobiliário também podem ser facilmente minimizados quando você contrata uma empresa de avaliação de imóveis em SP, pois ela entende a situação e consegue identificar esses riscos, criando contrapartidas e ferramentas que ajudem-no a passar por esse tipo de ação.

Quanto mais adequado for seu imóvel, mais procura ele terá, o que o coloca em uma posição privilegiada em questão de investimento, por isso, é interessante entender como você pode investir em imóveis e garantir um bom retorno para sua carteira.

Ganhando dinheiro com imóveis

Muitas pessoas consideram a compra de um imóvel como um sonho. Entretanto, além de comprar uma casa para morar, você pode e deve pensar nesse modelo como uma maneira de investir seu dinheiro.

Isso porque, em um primeiro ponto, o imóvel tem muito mais segurança e estabilidade em questão patrimonial. Caso haja algum tipo de crise econômica ou financeira em seu país, os imóveis raramente perdem seu poder de negócio.

Assim como existem empresas que ganham dinheiro com máquinas de café para alugar, os imóveis têm um grande potencial de gerar dinheiro.

Sendo assim, você pode conseguir ganhar dinheiro de diferentes formas ao comprar um imóvel para investimento, sendo as principais a valorização do bem e a renda de aluguel, ambas com um ótimo potencial dependendo de sua necessidade.

Estes dois modelos não são excludentes, uma vez que você pode ganhar a renda de um aluguel enquanto seu imóvel é valorizado, tornando-o muito mais adaptado para o mercado atual e conquistando uma estrutura adequada de investimento a longo prazo.

Por exemplo, ao alugar galpão o imóvel continua valorizando e assim gerando renda tanto de forma passiva quanto ativa.

Por isso, é interessante entender um pouco mais de cada conceito em particular para você tomar a decisão de investir em imóveis com mais assertividade, garantindo que terá todas as informações à sua disposição.

Valorização de bem

Diferente de bens móveis e alguns outros recursos, a valorização dos imóveis é constante. Por isso, comprar um imóvel para revendê-lo no futuro é uma excelente maneira de aproveitar o mercado imobiliário a favor do seu investimento.

Para que você consiga pensar em vendê-lo, é importante considerar tanto o tempo que o imóvel ficará sobre sua propriedade, como a demanda que esse tipo de imóvel possui no mercado.

Isso porque a velocidade da venda é muito variável, e depende de uma série de fatores. Pessoas que desejam trabalhar com a venda de imóveis costumam escolher casas e apartamentos em locais mais requisitados, para favorecer a compra.

Além disso, quanto mais tempo você passar com o imóvel, maior será a valorização dele. Tenha em mente, entretanto, que todas as despesas do imóvel como impostos, condomínio e outras taxas devem ser mantidas durante todo esse período.

É importante considerar todos estes fatores quando você está lidando com a venda de imóveis através da valorização dos mesmos, garantindo que seu retorno será adequado para o valor investido a longo prazo nesse tipo de ação.

Aluguel de imóvel

Com essa modalidade de investimento, você compra o imóvel e permite que uma outra pessoa resida nele, pagando um valor mensal estipulado em contrato. Normalmente, esse valor é o suficiente para cobrir os custos básicos do imóvel, bem como garantir um lucro para você.

Algumas pessoas conseguem uma boa quantia por mês usando esse método, e em muitos casos até mesmo trabalham com esse modelo de investimento como sua renda principal, conseguindo adquirir novos imóveis, e consequentemente mantendo uma rede de investimento.

Para isso, é importante pensar em alguns elementos fundamentais que podem ajudá-lo a definir que o investimento em imóveis para aluguel é realmente para você.

O que observar em um imóvel para aluguel?

Agora que você entende o quanto pode ser conquistado com esse tipo de investimento, é fundamental que você entenda os detalhes que tornam um imóvel atrativo para aluguel, e se ele realmente vale a pena o investimento.

Dessa maneira, você garante uma estrutura de qualidade para seu dinheiro, protegendo suas finanças e garantindo um imóvel de qualidade caso precise vender ou morar na estrutura posteriormente.

Localização

Existem alguns pontos da cidade onde a demanda por aluguel é muito grande. Normalmente, são áreas nobres ou próximas a centros comerciais, ou de estudo. Além disso, o fácil acesso a transporte público e outros serviços também pesa nesse tipo de questão, como:

  • Mercados;
  • Hospitais;
  • Escolas;
  • Delegacias de polícia.

Por isso, saber escolher a localização ideal para o imóvel que você colocará para alugar é o primeiro ponto para ter sucesso com esse tipo de investimento. Ainda que você tenha um imóvel bom, se ele for em uma área mais afastada você pode ter mais problemas para alugar.

Perfil de imóvel

Essa é outra questão importante para quem deseja investir. Embora o tamanho do imóvel impacte diretamente o valor do aluguel, alguns investidores preferem ter vários apartamentos pequenos e práticos do que um imóvel muito grande.

Isso porque estes imóveis menores podem ser alugados por pessoas solteiras ou famílias pequenas que ainda estão se estabelecendo na cidade, o que acaba aumentando seu público e as chances de efetivamente fechar negócios.

Os imóveis grandes são procurados por pessoas de renda mais elevada e famílias maiores, mas estas pessoas têm uma tendência menor de ficar se locomovendo e fazendo grandes mudanças.

Mas não se esqueça, não é só o tamanho que conta, a manutenção do imóvel tem que ser impecável, contratar uma empresa de instalação elétrica industrial, pode ser uma boa saída para deixar a parte elétrica em dia.

Valor do aluguel

Este é um ponto importante. Muitas vezes, o valor definido no aluguel depende de fatores externos ao imóvel. Isso porque o bairro, as facilidades e outros recursos que podem ser oferecidos acabam impactando diretamente no preço.

Por isso, antes de fechar uma compra de imóvel para investir em aluguel, é interessante fazer uma pesquisa mais efetiva e identificar se o local é vantajoso para você fazer suas negociações, garantindo assim que o lucro será efetivo.

Assim como uma empresa de diligenciamento tem que estar bem localizada para ter mais clientes a sua disposição, é fundamental seu imovel estar bem localizado para assim poder ter um valor de aluguel mais vantajoso além de não correr risco do imovel ficar vago por falta de oferta.

Considerações finais

Se você tem o valor para investir em um imóvel, colocá-lo para alugar ainda é uma excelente maneira de investir seu dinheiro, mas você precisa ter alguns cuidados nesse momento, uma vez que não é qualquer imóvel que trará o retorno adequado para você.

Por isso, avaliar estes pontos explicitados no texto, e verificar ainda outras questões que você julgue relevantes é muito importante para garantir que você fará um investimento assertivo, conseguindo uma boa negociação.

Através desse tipo de ferramenta, você consegue melhorar ainda mais suas oportunidades de negócio, otimizando o dinheiro que decidiu investir no mercado imobiliário.

Mas não esqueça, assim como você contrata um serviço de rastreamento de veiculos para seu carro, contratar um corretor de imóveis ou um profissional da área é fundamental para maior assertividade nesse processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer estar por dentro do mundo das finanças?

Assine a newsletter do Conexão Financeira.

Receber Cotação