Se você está pensando em como conseguir capital de giro para o seu pequeno ou médio negócio, saiba que está no lugar certo!
Isso porque, neste conteúdo, reunimos seis ótimas soluções para capital de giro. Todas realmente são muito interessantes, mas, claro, é fundamental analisar as particularidades de cada uma.
Além disso, comparar os prós e contras dos créditos com a atual situação da sua empresa. Só assim é possível fazer uma escolha consciente e correta.
Então, já está curioso para descobrir a lista de saídas para o seu empreendimento?
Continue a leitura e aproveite as sugestões!
Nunca foi tão Importante Falar Sobre Capital de Giro. Entenda o Porquê!
Não é de hoje que o assunto giro de caixa é constantemente falado. Mas, certamente, durante a pandemia do novo coronavírus, essa pauta ganhou ainda mais relevância.
Isso porque, de acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), só no período de março a julho de 2020, mais de 700 mil empresas fecharam as portas.
Muitas dessas falências aconteceram porque o empreendimento não tinha verba o suficiente para continuar, diante da pausa na venda de produtos e serviços.
Hoje, sabemos que, uma hora ou outra, a crise de saúde mundial vai acabar. Só que os seus ensinamentos devem ser lembrados para sempre…
Um deles está ligado a como conseguir capital de giro e, desse modo, manter a rotatividade dos negócios.
Abaixo estão algumas alternativas para as pequenas e médias empresas:
1. Aporte dos Sócios
O aporte de sócios significa utilizar uma contribuição de parceiros e, também, do seu próprio bolso para ter um capital de giro.
Essa é uma estratégia muito comum entre donos de empreendimentos no Brasil. A grande vantagem é não precisar pagar juros.
Mas, atenção: se escolher essa alternativa, tenha a certeza de que os retornos financeiros serão suficientes não só para você, mas também para os investidores.
2. Renegociação das Dívidas e Parcelamentos
Essa segunda dica, na verdade, é mais para controle (quando você já tiver o capital de giro em mãos).
O fato é o seguinte: negociar e renegociar são ações comuns e extremamente importantes para os seus negócios. Frequentemente, por exemplo, será preciso “discutir” valores com os seus fornecedores.
O mesmo vale para as dívidas. Você não só pode como deve fazer renegociações para que as pendências caibam no capital de giro à disposição.
3. Antecipação de Recebíveis
Mais uma solução de como conseguir capital de giro é pela antecipação de recebíveis.
Podem solicitar essa vantagem, às empresas que tenham mais de dois anos de CNPJ, além de faturamento mensal acima de R$ 100 mil.
O seu empreendimento se encaixa nesses critérios? Então, basta fazer a solicitação dos recebíveis.
Assim que o pedido for conferido e aprovado, o dinheiro será mandado para a conta da sua empresa.
4. Sale & Leaseback
Sale & Leaseback, também conhecido como contrato de venda e arrendamento, é um tipo de negócio feito sobre o imóvel da empresa.
Funciona assim: o empreendedor vende, por exemplo, o escritório para um investidor imobiliário.
Depois, o mesmo empresário passa a pagar aluguel para aquela pessoa que fez a compra. Assim que o contrato termina, o imóvel, então, volta a ser do empresário.
Ou seja, essa estratégia faz com que você tenha um dinheiro imediato para colocar no capital de giro e, enquanto paga mês a mês pelo uso do escritório, dá tempo de se organizar financeiramente e, lá na frente, recuperar o seu espaço.
5. Conta Garantida
O crédito Conta Garantida funciona como um empréstimo mesmo. A diferença dele para modalidades tradicionais é o valor de juros mais baixo e o prazo maior para pagamento.
Defina o quanto você precisa para o seu giro de caixa, em seguida, peça a liberação do empréstimo.
6. Empréstimos Bancários Para Pessoa Jurídica
Por fim, os empréstimos bancários para CNPJ também são um jeito de como conseguir capital de giro.
O dinheiro é liberado por instituições bancárias. O empresário só precisa ficar muito atento ao valor das taxas de juros e ao prazo do contrato.
Essa observação mostra se o pagamento do crédito realmente será viável, afinal, é claro que ninguém quer se endividar e complicar a empresa.
Muito pelo contrário, o objetivo aqui é só se desenvolver e crescer bastante, certo?
Conclusão
Você tinha ideia da existência dessas soluções?
Todas são interessantes para negócios de até médio porte, uma vez que possuem formas e valores de pagamentos mais acessíveis. Sem grandes riscos.
Agora que já mostramos um pouco de tudo, separe um tempo para estudar melhor cada indicação.
Também pegue todos os dados e números atuais dos seus negócios, principalmente, quanto será necessário para iniciar o novo projeto ou, ainda, pagar dívidas e voltar a toda produção.
No mais, vale dizer que momentos desafiadores são comuns na vida de empreendedor.
O mais importante mesmo é saber prever e evitar surpresas, quando possível. Se não der, valerá e muito a sabedoria para gerir danos e dar a volta por cima.
Estabelecer o seu capital de giro é um dos primeiros passos. Comece o quanto antes!
Para outras dicas como essas, continue aqui no blog Conexão Financeira!