Capital de Giro: o que é e por que é tão importante na Empresa?

Equipe Conexão Financeira - 15/05/2020

Toda empresa precisa de alguns recursos para ter sucesso. Independentemente do seu segmento, eventualmente, será necessário realizar novos investimentos para expandir o negócio fisicamente ou aumentar os níveis de produção.

Para alcançar tais objetivos, o Capital de Giro é essencial, continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Afinal, o que é Capital de Giro?

Não basta apenas abrir uma empresa, também é preciso mantê-la e manter um negócio não é uma tarefa simples. Exige dedicação e muita atenção a todos os detalhes, principalmente os financeiros. O Capital de Giro é justamente sobre isso: detalhes e organização.

Trata-se de um montante financeiro que deve estar sempre reservado para determinados gastos. Quando você compra com o seu fornecedor, a venda desse produto não é realizada logo em seguida, correto?

Do fornecedor, o produto vai para o estoque, do estoque para a prateleira até chegar ao consumidor que irá realizar o pagamento à vista ou a prazo, podendo demorar a entrar esse dinheiro no seu caixa.

Durante esse processo, existem muitas contas a serem pagas, como:

– Conta de energia;

– Salários de funcionários;

– Custos com matéria-prima;

– Impostos;

– Aluguel.

Por isso, invista todo o tempo necessário para fazer o cálculo adequado do montante que vai funcionar como Capital de Giro. Calcule a média dos valores de custo e a média dos prazos de pagamento, dessa forma, você poderá ter uma estimativa bem próxima da realidade e poderá sustentar a sua empresa tranquilamente.

Capital de Giro não só entra para cobrir o período entre o pagamento dos fornecedores e os valores recebidos após as vendas. Ele também é importante para cobrir valores variáveis e fixos.

Todas essas informações vão levar ao montante gasto diariamente com a sua empresa, o que possibilitará um controle financeiro atualizado, promovendo maior estabilidade ao longo do tempo.

Entenda a importância do Capital de Giro para a sua Empresa

Manter um Capital de Giro adequado é uma questão de sobrevivência para o seu negócio, ainda mais nos dias de hoje, com o mercado tão flutuante em quase todos os segmentos.

Organização financeira é sempre a melhor estratégia e, ao separar esse montante, você sempre cumprirá com suas obrigações financeiras, além de poder manter uma quantia para momentos de crise.

Renegociar com fornecedores, de tempos em tempos, é uma ótima dica para criar um valor excedente para esses momentos ou até mesmo para investir em algum aspecto da empresa que aumente o lucro. Investimentos de crédito pessoal devem ser avaliados com calma, só faça se você já tiver um Capital de Giro forte!

Por meio desse montante de giro, você pode ter uma noção do andamento do seu negócio. Lembre-se de sempre repor qualquer quantia que você precise retirar do Capital de Giro para alguma despesa inesperada, caso contrário, poderá virar uma bola de neve difícil de conter. O ideal é evitar esse movimento, mas não podemos prever o futuro, não é? Aja com sabedoria!

E vale lembrar que, se seu capital de giro estiver baixo e sua empresa estiver precisando de mais recursos, o crédito para capital de giro é um dos tipos de crédito mais comum oferecido pelas instituições financeiras às empresas. A importância do Capital de Giro na empresa, muitas vezes justificam que os empresários recorram a tal linha de crédito.

Para se aprofundar e ter acesso aos serviços necessários para o seu negócio, visite o nosso site Conexão Financeira. Temos um portfolio completo de produtos e serviços financeiros voltados exclusivamente para empresas!

Close Bitnami banner
Bitnami