Quais as vantagens de antecipar as vendas de cartão de crédito?

Equipe Conexão Financeira - 06/05/2020

A máquina de cartão de crédito se tornou uma das principais formas de consumir e comprar na nossa sociedade. A troca do dinheiro em espécie por cartões magnéticos se tornou uma opção mais segura e também mais prática para os consumidores e vendedores.

Com esse crescimento, os comércios se atualizaram e começaram a aceitar essas novas opções de compras. Visto que mais de 75% da população já utiliza esses meios para comprar. Porém, o que foi difícil de entender para alguns vendedores é que a venda realizada para cartões de crédito e débito, ou seja, que utilizam a máquina de cartão, leva um tempo para ser resgatada.

Apesar dessa dificuldade de entendimento, a necessidade é mãe, e isso faz com que muitos comerciantes antecipem as vendas de cartão. Ou seja, antecipem o recebimento dos valores das vendas futuras realizadas para receber no próximo dia, pagando uma taxa por isso. Apesar de alguns vendedores preferirem optar pela espera, existem vantagens para essa antecipação. Separamos para vocês algumas vantagens de antecipar as vendas de cartão, mas antes explicaremos mais um pouco sobre a antecipação de recebíveis de cartão.

O que é a antecipação de recebíveis de cartão na prática?

É imprescindível esclarecer como funciona esse processo na prática, haja vista que o seu caráter inovador traz também imaturidade nos empreendedores de pequenos negócios.

Esse processo é basicamente antecipar os futuros recebimentos. Isso pode ser feito por diversos motivos, mas é sempre utilizado em momentos de real necessidade. Ao se receber um valor pago em cartão de crédito, todas as operadores de máquinas de cartão oferecem a possibilidade do comerciante receber aquele valor no dia seguinte, pagando uma taxa por isso. Para tal, basta acessar o portal de gestão da máquina e solicitar o recebimento antecipado.

Vantagens de se antecipar as vendas de cartão

É claro que o momento que se realiza a antecipação é um momento especial, e não é interessante realizar sempre essa antecipação. Porém, ela se torna vantajosa quando se precisa de capital rápido, pois suas taxas são menores, normalmente, do que as cobradas em empréstimos ou na utilização do cheque especial. Isso ocorre, pois o dinheiro que está sendo emprestado já é seu, ele apenas está sendo antecipado, mas o dono já seria você, diferentemente dos empréstimos comuns.

Outra vantagem é a praticidade e rapidez. Em empréstimos comuns, existe uma burocracia que pode atrasar o recebimento, prejudicando o seu negócio (como em atraso de aluguel do estabelecimento, por exemplo). Já na antecipação dos recebíveis de cartão, o dinheiro chega mais rápido, não existe um processo de análise de crédito, que leva um tempo para aceitar ou recusar seu pedido.

Por fim, uma vantagem interessante para esse tipo de processo é que se o cliente não efetua o pagamento das parcelas, você não terá prejuízo, como devolver o valor nos meses seguintes. A responsabilidade de cobrar o cliente inadimplente é da empresa responsável pelo cartão, ou seja, a partir da compra o valor já é seu (exceto em casos de devolução em tempo hábil e outros motivos).

Como pudemos ver, apesar de emergencial, antecipar valores de cartão não parece tão ruim para os comerciantes. É importante lembrar que existem as taxas de cada operadora e empresa da máquina de cartão.

Para saber mais informações e para contratar os nossos serviços financeiros, é só acessar nosso site Conexão Financeira. Abrangemos todos os produtos financeiros para Pessoa Jurídica e ainda temos grande papel educativo. Não perca tempo!

Close Bitnami banner
Bitnami