Leasing ou Financiamento: diferenças e opções para empresa

Equipe Conexão Financeira - 13/11/2020

No mundo empresarial, o termo financiamento é bem comum e conhecido dos gestores. Ouve-se muito sobre financiamento de veículos ou máquinas, por exemplo. Mas você já ouviu falar em leasing ou financiamento? 

Sabe dizer qual a diferença entre os dois? E qual é o mais vantajoso crédito empresarial? Essas e outras questões serão tratadas aqui a fim de auxiliar você a fazer a escolha mais interessante para o seu negócio. 

Acompanhe-nos para saber as principais informações sobre o assunto.

Quer ter os melhores produtos financeiros à disposição do seu negócio? Conte com a Conexão Financeira!

O que é leasing ou financiamento? Diferenças entre eles

o-que-e-leasing-ou-financiamento-diferencas-entre-eles

O financiamento é uma modalidade de empréstimo bastante conhecida no mundo dos negócios. 

Caracteriza-se por ser o empréstimo de valor monetário para compra de bens para a empresa, tais como máquinas, impressoras, veículos ou, até mesmo, imóveis comerciais.

Este montante é pago diretamente ao fornecedor do bem a ser adquirido. Qual a garantia para a instituição financeira? O próprio bem que está sendo comprado. 

Geralmente a empresa dá uma entrada, entre 20 e 50% do montante, e o restante do valor é que compõe o financiamento.

Por outro lado, o leasing é legalmente chamado de ‘arrendamento mercantil’, ou seja, funciona como um contrato de aluguel do bem que a empresa precisa. 

A instituição financeira é a proprietária do item, por essa razão, geralmente o custo deste crédito é mais baixo, sem incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Em virtude disso, a taxa de juros também é menor.

Vantagens para o negócio

As vantagens do Leasing estão na taxa de juros mais baixa e na possibilidade de financiar até 100% do valor. É uma modalidade de empréstimo indicada para pequenos negócios ou que estão no início da operação, pois tende a não onerar o capital de giro da empresa.

No entanto, a principal desvantagem está na possibilidade do pedido de quitação antecipada, isto é, quando o banco solicita o pagamento antecipado do saldo devedor do leasing, podendo haver cobrança de multa por quebra de contrato.

Por outro lado, a vantagem do financiamento é que, ao quitar o valor total do empréstimo, o bem passa fazer parte do patrimônio da empresa. 

A desvantagem é que precisa de uma entrada, e nem todas as empresas têm o valor para utilizar a modalidade.

Consórcio, leasing ou financiamento empresarial?

Além do leasing ou financiamento empresarial, outra modalidade de empréstimo menos utilizada pelas empresas é a do consórcio. 

Lembre-se de que no consórcio, a empresa opta por um valor, paga as parcelas, mas deve aguardar ser contemplada. 

Em outras palavras: não é uma modalidade de empréstimo interessante para empresas que precisam de um bem imediatamente.

Porém, é uma modalidade vantajosa para empresas que já possuem determinado patrimônio, mas desejam modernizar, adquirindo uma solução mais inovadora, como é o caso de equipamentos de energia.

O que vai auxiliar na decisão entre optar pelo consórcio, pelo leasing ou pelo financiamento empresarial será:

  1. o valor total do produto;
  2. se a empresa dispõe de capital para a entrada;
  3. a prioridade da aquisição do item.

Por que esses fatores importam na decisão? Porque não existe uma opção única e considerada a melhor de todas, tudo depende do cenário da empresa no momento da necessidade do empréstimo.

Se um determinado equipamento é de extrema importância para seu negócio, mas não há valor significativo para uma entrada, logo, um leasing parece ser uma alternativa adequada. 

No entanto, se no mesmo cenário de urgência, sua empresa conta com capital para entrada e precisa do bem no longo prazo, o financiamento pode ser a opção a ser considerada.

Vale mais a pena financiar por CDC ou leasing?

vale-mais-a-pena-financiar-por-CDC-ou-leasing

A modalidade de empréstimo Crédito Direto ao Consumidor (CDC) permite que você negocie um desconto maior com o fornecedor do produto e parcele o valor total do empréstimo com a instituição financeira.

Por outro lado, o leasing possui taxas de juros mais baixas e o valor integral pode ser financiado. 

Os equipamentos médicos, por exemplo, podem ser uma boa opção para aplicar o leasing, pois são bens que podem ser modernizados com mais frequência, havendo a necessidade de substituição. 

Lembre-se também de que no crédito empresarial do tipo leasing, ao final do contrato, o bem pode ou não ser adquirido, depende das cláusulas estabelecidas entre as partes. 

Já no financiamento empresarial, ao quitar o montante do empréstimo, o bem passa a ser patrimônio da empresa.

Conclusão

As duas modalidades de crédito empresarial são interessantes para manter sua empresa em operação, mas qual deles escolher é uma pergunta que somente a saúde financeira do seu negócio pode responder. 

Se sua empresa possui um valor para oferecer de entrada, sem comprometer a gestão financeira, e ainda deseja que o bem fique registrado em seu nome, então o financiamento é a opção ideal.

Porém, se o seu negócio ainda está no início da operação, com o orçamento ainda apertado para dar uma entrada, mas precisa de um equipamento para se manter, então o leasing passa a ser a alternativa mais adequada.

Lembre-se de verificar o montante necessário, analisar o planejamento financeiro de seu negócio, averiguar as necessidades para manter-se competitivo no mercado e estudar as cláusulas contratuais oferecidas pelas instituições financeiras em cada modalidade de crédito empresarial. 

Afinal, escolher a melhor opção envolve fatores diversos e precisa ser uma decisão madura e coerente com o funcionamento de sua empresa.

Aproveite outros conteúdos para garantir as melhores opções para sua empresa:

Linhas de crédito para empresas: conheça as opções disponíveis
Como conseguir empréstimo para empresa? [Guia 2020]
Antecipação ou empréstimo: o que é melhor para sua empresa?
Apenas 16% da indústria brasileira busca crédito em instituições alternativas

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami