O financiamento de imóveis comerciais tem sido muito usado no país por empreendedores e empresários em busca de abrir seu próprio negócio ou de ter sua própria sede corporativa. Contratando-se um crédito fica mais fácil quitar o valor total da propriedade. por meio de parcelas mensais e seus respectivos juros. Dessa forma foge-se do aluguel e de seus reajustes anuais.
Apesar de, em alguns aspectos, ser semelhante aos financiamento imobiliário residencial, contratar um financiamento de imóveis comerciais possui algumas particulares importantes. Limite de crédito e prazo de pagamento são exemplos das diferenças entre esses dois tipos de crédito.
Requisitos necessários para contratar um financiamento de imóveis comerciais
Antes de saber como funciona o financiamento de imóvel comercial, tenha em mente que pessoas físicas e jurídicas podem contratar esse serviço. Além disso, o bem pode ser usado tanto para você abrir seu próprio negócio ou instalar sua empresa já existente, quanto para alugá-lo a algum estabelecimento e obter uma fonte de renda.
Dependendo da instituição financeira a ser contratada, é possível financiar até 100% do valor total do imóvel. No entanto, é preciso se atentar pois, ao contrário dos imóveis residenciais, não é possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia) via SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
Outro ponto importante diz respeito à cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No caso dos imóveis de fins comerciais, seu valor é calculado da seguinte forma: 0,0082% a.d + 0,38% sobre o valor total do bem. No ano, entretanto, o índice máximo atingido não pode ultrapassar os 3%.
Quer saber mais sobre financiamento de imóveis comerciais e como esta modalidade pode ser uma boa opção para sua empresa? Fale conosco!