Entenda a rentabilidade e como o interesse em investir em produtos financeiros aumentou

user - 12/11/2021

O interesse por investimento em produtos financeiros era algo comum para quem buscava um investimento rentável, mas essa busca se intensificou, inclusive devido à pandemia da covid-19. 

O ano de 2020 foi marcado pelo início da crise de saúde que viria a mudar o mundo dali em diante, havendo impactos diretos e indiretos no mercado, na economia, nos negócios e na dinâmica de consumo.

Pela primeira vez, o número de investidores diminuiu, principalmente se tratando da poupança, mas o interesse pelos outros produtos financeiros aumentou.

Segundo uma pesquisa do Datafolha, a quarta edição do Raio x do Investidor, realizada em dezembro de 2020, pode-se observar dois movimentos principais:

Enquanto as classes A e B economizaram mais devido ao isolamento e a diminuição de suas atividades, ganhando mais espaço como investidores, a classe C apresentou um grande recuo quanto a sua renda. 

Parte da população desenvolveu uma poupança  involuntária decorrentes da redução de gastos com festas, viagens e idas a restaurantes e bares. De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados conseguiram economizar devido ao corte de gastos.

O fato é que os efeitos da pandemia não foram homogêneos e, enquanto as classes A e B aumentaram suas economias, por gastarem menos devido a mudanças em seus hábitos, a classe C diminuiu sua renda, poupou menos e se endividou mais.

Esse impacto foi tão significativo que cerca de 2,5 milhões de pessoas apontaram ter feito essa economia por “não ter onde gastar”.

No entanto, puxado pela classe C, é a primeira vez que o número de investidores diminui desde 2017, o primeiro ano da pesquisa.

Dados como estes têm relevância direta para a atuação do mercado empresarial no país, principalmente no que tange uma empresa de assessoria contábil

Esta poupança involuntária, ou forçada, foi uma fenômeno causado justamente pelas restrições impostas para mitigar os efeitos da pandemia, como a quarentena. E isso alterou o andamento das estratégias de planejamento financeiro, que proporcionalmente, diminuíram.

Uma informação importante do levantamento feito pelo Raio X do Investidor, é que os produtos financeiros se tornaram o destino principal do que foi economizado pelas classes A e B, de forma que 53% dos investidores de 2020 optaram por eles.

Mais um dado inédito é que a soma dos produtos financeiros, neste ano, ultrapassaram a soma dos demais destinos das economias.

Os títulos privados tiveram destaque, passando a serem o alvo de cerca de 5% dos investidores, o que significa uma média de 5 milhões de pessoas optando por esses produtos.

Além disso, houve também a redução da taxa básica de juros, o que estimulou a diversificação dos investimentos, com o objetivo claro de maior rentabilidade.

Esse foi um dos principais motivos para também ter havido um crescimento dos investimentos de maior risco.

Das empresas, tudo isso demandou um maior sistema de controle financeiro e estoque, conforme os movimentos do mercado.

Produtos Financeiros
Produtos Financeiros

O que é um produto financeiro?  

Um produto financeiro é qualquer produto comercializado com a finalidade de captar e aplicar recursos, oferecidos por bancos e outras instituições. 

Tudo isso vai muito além das ofertas de empréstimos e financiamentos, sendo sobre isso que falaremos adiante. 

Listamos aqui os produtos mais rentáveis, como: 

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI e LCA;
  • Letras de câmbio.

Sendo estes os principais investimentos de renda fixa, além dos produtos de renda variável, como:

  • Ações;
  • Criptomoedas;
  • Fundos imobiliário;
  • Commodities.

Compreender a dinâmica de cada investimento dá uma visão mais ampla para quem deseja investir. Leia o artigo até o fim e confira.

Tesouro Direto

O tesouro direto ou títulos públicos são o fundo de ativos que o Governo Federal usa para o refinanciamento da dívida pública e para a captação de recursos para o financiamento da infraestrutura, saúde e educação.

Esses títulos, as Letras do Tesouro Nacional (LTN) e as Notas do Tesouro Nacional (NTN) são negociados pelo próprio Tesouro Nacional no mercado financeiro.

Considerado um investimento seguro e de alta liquidez, uma vez que o governo garante seu pagamento. 

Da mesma forma, o desconto de duplicatas factoring também é um excelente e seguro investimento, no qual o fomento mercantil que antecipa recebíveis da empresa, aumentando assim o capital de giro.

CDB

Os Certificados de Depósito Bancários (CDBs) são títulos financeiros que remuneram o valor investido por meio de taxas que podem ser pré ou pós-fixadas, já com períodos também pré-estabelecidos.

Com base na Taxa Referencial (TR), é possível calcular o recebimento em juros, no caso das taxas pré-fixadas, esta taxa também é utilizada para o cálculo do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), as operações realizadas entre bancos diferentes.

Já as taxas pós-fixadas, a remuneração é definida após o vencimento do título escolhido.

LCI e LCA

Outro excelente investimento para uma empresa de auditoria independente, são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Nestes casos, o investidor “empresta” dinheiro para instituições financeiras que fomentam o mercado imobiliário e o agronegócio, respectivamente.

Ambos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e também contam com outro ponto atrativo: a isenção do imposto de renda.

De acordo com a finalidade de cada fundo, as empresas financeiras emprestam o dinheiro para o fomento das atividades a juros mais altos do que o investidor recebe, e isso garante a liquidez.

Letras de câmbio

As LCs são títulos de crédito emitidos por instituições financeiras representando uma ordem de pagamento, seguindo uma lógica parecida com os CDBs.

Agora, vamos partir para os investimentos de Renda Variável, cujo retorno não pode ser previsto no momento do investimento, uma vez que flutua de acordo com as condições do mercado.

Ações

Ao comprar ações de uma empresa de serviços de desenvolvimento de software, tem-se a possibilidade da valorização e da desvalorização do ativo ao longo do tempo. 

Neste caso, o valor é investido diretamente no negócio, não sendo intermediado por um fundo de empréstimos como citamos anteriormente.

A escolha depende de uma criteriosa avaliação do investidor que deve pesar questões como risco e liquidez da empresa.

Criptomoedas

As criptomoedas são o dinheiro digital, usadas com a mesma finalidade do dinheiro físico. Não são emitidas por nenhum país, circulando entre empresas.

Neste setor, são essenciais a atuação de empresas de segurança da informação, que garantem a idoneidade dos dados circulados.

Fundos Imobiliários

Se originam de um conjunto de investidores que reúnem recursos para uma aplicação em conjunto no mercado imobiliário, podendo ser utilizado para a construção ou aquisição de imóveis, para posterior locação ou arrendamento.

A rentabilidade depende do sucesso do investimento feito, de acordo com as decisões tomadas pelo gestor do fundo.

Algumas pessoas que gostam do mercado imobiliário chegam até a fazer um empréstimo com garantia de imóvel para levantar recursos para investir no mercado.

Busca um Empréstimo com Garantia de Imóvel? Clique aqui e vamos lhe ajudar!

Commodities

Refere-se aos bens e produtos de origem primária, como carvão mineral, petróleo ou a soja, comercializados nas bolsas de valores de todo o mundo, sendo um bom investimento para uma empresa de treinamento de multiplicador.

Por que investir em produtos financeiros?

São diversos os motivos que levam as pessoas a escolherem os produtos financeiros, a depender de fatores como o perfil, que pode ser conservador, moderado ou arrojado.

No perfil conservador, preza-se pela segurança, evitando correr riscos. No perfil moderado, existe um limite de risco aceito, enquanto no perfil arrojado, o objetivo são os altos lucros.

Um bom investimento para uma empresa de gestão de entregas depende de motivações pessoais para investir. Outro caso são os aposentados, uma relativa parcela do público investidor. A renda da aposentadoria é outro fator relevante.

A incerteza em relação ao futuro é o que faz muitos buscarem por opções mais certas, a fim de garantir a renda futura.

Considerações Finais

Para investir no mercado financeiro é importante se manter informado e atualizado, buscando aprender sobre termos como estes, assim como compreender as tendências e flutuações do mercado.

Portanto, é importante não cair na tentação de investir em todas as propostas que aparecem, já que isso pode gerar frustração no futuro.

Atualizar-se sobre as taxas e índices de juros vigentes, valores de moedas estrangeiras, principalmente o dólar e o índice de inflação da economia, também são fundamentais.

Neste artigo, pontuamos a mudança do comportamento dos investidores no ano de 2020, que com a pandemia do covid-19, trouxe mudanças heterogêneas para as classes A, B e C, sendo que a C não teve o mesmo sucesso em poupar dinheiro como as anteriores.

Além disso, também vimos a descrição de diversas possibilidades de produtos financeiros, tanto na renda fixa como na renda variável.

Ao conhecer estes termos, você se introduz no mundo dos investimentos e começa a pensar no seu tipo de perfil, suas preferências, objetivos e anseios. Tudo varia também com as motivações para o investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdo Relacionado:

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami