Antecipação de recebíveis: o que é e como fazer?

Equipe Conexão Financeira - 28/08/2020

Qual empresário em início de operação não se viu com as “calças curtas” porque o capital de giro era pouco? Ou então, que empreendedor não precisou recorrer ou cogitou um empréstimo para honrar as contas do mês de seu negócio? Pois se você se enxergou em algum desses cenários em algum momento, saiba que a antecipação de recebíveis é uma possibilidade bem vantajosa para as empresas. 

Quer entender o porquê? Então, acompanhe a seguir e saiba se essa é uma realidade para o seu negócio!

Está com pouco capital de giro e precisa de auxílio? A antecipação de recebíveis pode ser uma boa opção para o seu negócio. Clique aqui e solicite um contato!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é como receber um valor que já era da sua empresa de maneira mais rápida, antes do prazo acordado com o cliente final. Mas como funciona? Pois veja na sequência.

Quando falamos de um estabelecimento comercial ou uma atividade empresarial, há várias formas de vender e receber o pagamento, seja ela à vista, parcelado com alguma administradora de cartões ou duplicatas, por exemplo.

Portanto, os casos em que o valor não é recebido imediatamente se enquadram na antecipação de recebíveis.

Veja um exemplo: sua empresa precisa repor o estoque, mas o acordo fechado com a administradora de cartões determina que o valor pago pelo cliente final será creditado ao seu negócio em um prazo de 45 dias.

Se o capital de giro de sua empresa não permite a reposição do estoque, então, a antecipação é uma prática possível para garantir a operação do negócio com o mínimo de prejuízo.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Considerando o que foi exposto sobre a antecipação de recebíveis, perceba que o empréstimo não é um sinônimo daquela transação. Afinal, qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Como o próprio nome sugere, o empréstimo é um valor ‘emprestado’ por instituição financeira sem que exista garantia de que a quantia será recebida.

Por outro lado, a antecipação de recebíveis é uma modalidade praticada com base no que o empresário comprova que irá receber (ou seja, tem base em vendas já concretizadas e em valor a ser recebido).

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Em virtude da diferença entre a antecipação e o empréstimo, confira as vantagens da antecipação:

  1. Rapidez no recebimento de recursos: a instituição financeira faz a análise de risco do seu negócio e a antecipação acaba entrando no Fluxo de Caixa do seu negócio em menos tempo.
  2. Taxas e juros reduzidos: como a análise da instituição financeira é feita com base no que já foi concretizado de vendas, a transação acaba tendo um risco menor para quem provê a antecipação de recebíveis. Com isso, as taxas e juros praticados são menores do que as cobranças feitas para empréstimos. 
  3. Risco reduzido: a antecipação representa uma transação de menor risco para ambas as partes, financeira e empresa, pois leva em consideração as vendas já concretizadas pelo negócio.

Quando recorrer à antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma opção interessante para empresas em que há valores a serem recebidos (vendas já realizadas), mas que estão com capital de giro insuficiente para manter em dia as obrigações diárias, a operação em si.

Além disso, é importante avaliar as taxas e juros cobrados por instituições financeiras tanto para empréstimos quanto para antecipação de recebíveis.

A alternativa mais interessante é aquele com menor impacto possível na operação do negócio.

Como fazer e como usar a antecipação de recebíveis?

Para fazer a antecipação de recebíveis, acione a Conexão Financeira para verificação do seu cenário e receba a melhor proposta para manter a saúde financeira do seu negócio.

Será feita a análise de risco de crédito de sua empresa, isto é, qual o risco de você não quitar a dívida, e uma oferta exclusiva para a sua necessidade será encaminhada.

Utilize o valor para manter a saúde financeira de seu negócio, gerenciando a melhor forma de usar os recursos, seja para reposição de estoque, manutenção da operação, entre outros cenários que fazem parte do Fluxo de Caixa.

Confira nossa solução para antecipação de recebíveis! As melhores taxas para sua empresa!

Conclusão

A antecipação de recebíveis e o empréstimo são duas opções que visam auxiliar os empresários a manterem a operação de um negócio, mas apresentam taxas, juros e nível de risco diferentes entre si. 

Enquanto no empréstimo não há garantia para a instituição financeira de que a dívida será quitada, o que eleva as taxas e juros, na antecipação de recebíveis, as chances de findar a dívida são maiores, pois o gestor do negócio apresenta a comprovação das vendas concretizadas e os prazos para recebimento dos valores.

Percebeu como a antecipação de recebíveis é uma opção interessante para alguns cenários de operação de uma empresa?

Aproveite e leia também outras informações que disponibilizamos para você:

Antecipação ou Empréstimo: o que é melhor para a sua empresa?
Gestão Financeira para Pequenas Empresas
A importância do controle de Fluxo de Caixa para Pequenas Empresas

Close Bitnami banner
Bitnami