Antecipação de Recebíveis: como essa solução pode ajudar seu fluxo de caixa

Publicado por Equipe Conexão Financeira - 29/12/2021

A Antecipação de Recebíveis é uma solução financeira ainda pouco utilizada pelas empresas, mas muito eficiente e que traz fôlego para garantir um bom fluxo de caixa para seu negócio.

Manter o fluxo de caixa em dia e fundamental para garantir a saúde financeira da sua empresa. Contar com recursos para honrar com os compromissos sejam eles pagar fornecedores ou funcionários, por exemplo, não só garantem um dia a dia mais tranqüilo, como para o crescimento do seu negócio.

Uma gestão financeira estratégica bem feita envolve não apenas saber como fazer um fluxo de caixa saudável, mas também como reequilibrar as finanças caso haja um comprometimento não planejado do caixa.

Antecipação de Recebíveis
Antecipação de Recebíveis e Fluxo de Caixa

Uma das formas comuns que as empresas utilizam para fazer isso é através de empréstimos e financiamentos bancários, por exemplo. Existe, porém, outra opção muito mais vantajosa e oportuna para o seu negócio: a antecipação de recebíveis. Com essa solução a sua empresa pode descontar duplicatas ou boletos de vendas realizadas a prazo e receber à vista. Assim, a empresa integraliza esses valores ao caixa antes do vencimento, mantendo o caixa saudável.

A antecipação de recebíveis nada mais é que uma operação de crédito em que você recebe o seu próprio dinheiro de forma mais rápida. Isso contribui para que em momentos emergenciais, ou mesmo programados, seu fluxo de caixa tenha fôlego para suprir os gastos e demandas sem desequilibrar as finanças da empresa.

Atenção ao antecipar recebíveis

Como toda operação de crédito, a antecipação deve ser utilizada de forma estratégica e planejada. Em outras palavras, quando se tem uma real necessidade imediata, atrelada a uma previsibilidade de receita futura. Apesar de muito vantajosa, a operação precisa estar em sintonia com o planejamento financeiro e o fluxo de caixa do seu negócio. Lembre-se sempre que a receita futura será antecipada. Ou seja, ela entrará no caixa imediatamente, e você deixará de receber esses valores nos prazos originais de vencimento.

4 vantagens em antecipar os recebíveis da sua empresa:

1) Taxas de juros menores:

Diferente de outras modalidades de crédito como o empréstimo empresarial, por exemplo, em que você empresta um dinheiro que não é seu e está sujeito a uma análise relacionada ao risco de inadimplência, a antecipação de recebíveis consegue praticar taxas de juros muito menores. Isso ocorre pois considera-se que o risco de inadimplência é menor. Vale lembrar que o risco de crédito analisado é o de seu cliente (também chamado de risco sacado). Qual a probabilidade dele pagar o que deve à sua empresa.

2) Menor burocracia:

Outro ponto bastante positivo desse tipo de crédito é que ele é bem menos burocrático do que outros modelos presentes no mercado. Existem instituições financeiras, como fundos, factoring e fintechs, que exigem poucos documentos para comprovação e são muito rápidas para aprovar e liberar o crédito para o seu negócio. Algumas inclusive dispõe de soluções online onde tudo é feito de forma automática, bastando submeter os documentos corretos via sistema.

3) Taxas cobradas imediatamente:

No momento em que o valor dos recebíveis é adiantado, a instituição financeira já faz a cobrança das taxas inclusas. Dessa forma o gestor se programa e tem mais controle financeiro para a tomada de decisão, visto que ele não será surpreendido com taxas e outros encargos que podem comprometer seu orçamento futuro.

4) Mais fôlego para o fluxo de caixa

Ao antecipar os valores a receber é possível ter mais recursos para negociar com os fornecedores. Ao comprar à vista é possível, por exemplo, conseguir melhores descontos, exigir maior qualidade das mercadorias e matérias-primas e até mesmo ter prioridade na entrega. Com isso, seu fluxo de caixa não sofre e consegue estar em equilíbrio para realizar os investimentos necessários para o crescimento das suas operações.

Conclusão

Como percebemos, a antecipação de recebíveis traz muitas vantagens para o seu fluxo de caixa, permitindo que seu negócio cresça. Porém, é muito importante ressaltar que antes de optar por essa solução, se faça uma análise detalhada e profunda para garantir que esse recurso é realmente necessário e será realmente benéfico ao caixa da empresa. Isso evitará que o recurso adiantado faça falta no futuro e acabe comprometendo o pagamento de suas operações. Lembre-se sempre que ao adiantar um recebível, sua empresa está deixando de receber um valor que iria receber no futuro, e isso deve ser contemplado no planejamento financeiro da empresa.

Por fim, apesar de uma boa solução de crédito, assim como os empréstimos, a antecipação de recebíveis tem incidência de juros, ainda que mais baixos. Dessa forma, o ideal é que a empresa só recorra a essa solução se realmente for necessário.

Quer antecipar seus recebíveis? Clique aqui e fale conosco: Antecipação de Recebíveis

Conteúdo Relacionado:

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.