Como Fazer Uma Empresa Crescer? Confira 7 Dicas Essenciais!

Equipe Conexão Financeira - 01/02/2021

Quem vive do empreendedorismo precisa enfrentar desafios constantes, um deles diz respeito a como fazer uma empresa crescer. Sim, não basta ter uma ideia de negócio genial, é preciso se planejar a partir de pontos bem específicos. 

Para você não ter dúvidas sobre o assunto e alcançar todas as suas metas, por aqui, há sete dicas essenciais. Certamente, elas farão a diferença na sua vida profissional. 

Então, pegue papel e caneta ou abra o bloco de anotações no seu computador! 

E anote tudo o que uma empresa precisa para crescer! 

Precisa de Crédito para fazer a sua empresa crescer? Então confira as melhores Soluções Financeiras para a sua empresa com a Conexão Financeira! 

Afinal, Como Fazer Uma Empresa Crescer? 

Para desenvolver um empreendimento, é preciso estar atento a diversos fatores, desde o controle financeiro a pontos atrativos de negócio. 

A seguir, veja todas as ações explicadas em detalhes. Você não vai se arrepender! 

1. Tenha um Plano de Negócios Definido

Não dá para falar sobre como fazer uma empresa crescer sem citar, primeiramente, o plano de negócios. 

Afinal, esse documento reúne informações que mostram o quanto a sua intenção é viável no mercado atual. Além disso, aponta qual trilha deve ser seguida e, ainda, como alcançar os seus objetivos.  

Para elaborar o planejamento, descreva o que você pretende vender, como, onde e porquê. 

Também especifique o capital financeiro disponível, o valor do investimento, a quantidade necessária de colaboradores, o público-alvo e o plano de marketing. 

Como dá para notar, os dados representam um verdadeiro raio-x da empresa. 

2. Conheça Bem o Seu Cliente

como-fazer-uma-empresa-crescer-conheca-bem-o-seu-cliente

No mundo dos negócios, só tem sucesso quem realmente conhece o seu próprio cliente. 

Mas isso não significa que você só precisa saber se a maioria do seu público são mulheres ou homens, além da faixa etária dela. 

É preciso sempre ir além…

Faça pesquisas por e-mail, telefone, redes sociais e, se possível, pessoalmente para descobrir os gostos, necessidades, hobbies, personalidade, classe social, principais dúvidas e até possíveis impeditivos de compras dos clientes.

Se você tiver uma boa base de informações, mais certeiras serão as estratégias para vender e fortalecer a sua marca.  

3. Tenha um Diferencial Competitivo

Pare e pense: como você pode se destacar no mercado? O segredo de como fazer uma empresa crescer também envolve o lançamento de produtos e/ou serviços inovadores. 

Um exemplo: os bancos digitais, ao oferecerem 100% dos serviços pela internet, inovaram no mundo. 

Muita gente passou a adotar essa tecnologia ou, até mesmo, deixou de usar os bancos tradicionais. 

De acordo com uma pesquisa da UBS Evidence Lab, em 2020, o download de aplicativos dos bancos digitais foi de 52%, enquanto o de instituições convencionais foi de 48%. 

Tome esse caso como referência e pense em como você também pode inovar! 

4. Faça Um Controle do Fluxo de Caixa Efetivo

O fluxo de caixa é a base para a saúde financeira da empresa. 

Afinal, além de te ajudar a manter as contas da casa pagas, o giro de verba ainda traz segurança em momentos de oscilação do mercado. 

Caso você esteja com mais dificuldade para estabelecer esse capital, vale conferir algumas soluções para crédito empresarial, como: empréstimo para MEI, negociação de recebíveis, consignado, empréstimo com garantia de imóvel, entre outras. 

De qualquer forma, não deixe de anotar todo o dinheiro que entra e sai do seu empreendimento! 

No começo, esses cuidados podem dar mais trabalho, mas, com o tempo, se tornarão naturais. 

5. Mantenha Sua Equipe Sempre Capacitada

Impossível desenvolver e manter produtos e/ou serviços excelentes sem uma equipe capacitada. 

Por isso, invista em melhoria contínua, seja por meio de cursos, workshops, palestras e afins. 

Outro cuidado é estar disposto a ouvir como os funcionários se sentem em relação ao trabalho e o que eles têm a sugerir. 

Essa atenção faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e colaborativas. 

6. Mantenha Uma Boa Gestão Financeira

como-fazer-uma-empresa-crescer-boa-gestao-financeira

A gestão financeira pode ser resumida em três partes: fluxo de caixa, investimentos e reserva de dinheiro para possíveis momentos de crise. 

Para cuidar dessa tríade, você deve prestar atenção a várias tarefas, por exemplo: a negociação com fornecedores, o estudo dos melhores preços para se ter lucros, os custos para expandir os negócios, o valor investido em novas contratações, etc. 

 Se preferir, também dá para ter a ajuda de um contador. 

7. Faça Investimentos no Seu Negócio

O sétimo e último passo sobre como fazer uma empresa crescer é realizar investimentos. 

Aqui, você pode pensar: “mas como investir se ainda tenho um empreendimento pequeno ou, mesmo, nem comecei os negócios?”

Uma boa saída é, também, contar com os créditos disponíveis para as empresas. Há sempre modalidades perfeitas para todos os portes de empreendimentos. 

Só evite cometer um erro comum entre empresários: usar o que sobra do fluxo de caixa para fazer investimentos. 

O recomendado é guardar o dinheiro para possíveis eventualidades ou para oferecer condições mais atraentes aos consumidores, por exemplo, promoções e frete grátis. 

Precisa de Crédito para fazer a sua empresa crescer? Então confira as melhores Soluções Financeiras para a sua empresa com a Conexão Financeira! 

Conclusão

O que achou deste conteúdo sobre como fazer uma empresa crescer? As dicas te ajudaram? Qual delas você não sabia ou passou a enxergar diferente? 

A tarefa para expandir a empresa, basicamente, é definir todos os fatores (capital, produtos ou serviços, público-alvo e plano de marketing) pensando no que pode te colocar como destaque no mercado. 

Depois, basta adicionar todas essas informações em um plano de negócios. 

Logo, você terá não só um negócio bem estruturado e organizado, como saberá o que fazer para bater metas e crescer de forma surpreendente. 

Vale lembrar que também é interessante avaliar os seus concorrentes. O que eles andam fazendo? A observação pode gerar mais ideias para você se sobressair. 
No mais, não deixe de conferir outras dicas como essas aqui no blog Conexão Financeira!

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami