O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito concedida por uma instituição bancária ou financeira, que tem como objetivo principal e diferencial a liberdade para o uso. Ou seja, você não precisará prestar contas ao banco onde gastará esse dinheiro.
Como é um serviço financeiro, o banco ou instituição irá cobrar uma taxa de juros mensais que podem variar de acordo com negociação firmada no contrato e política da instituição.
O empréstimo e suas taxas podem variar de solicitante à solicitante, já que a empresa que disponibilizar o recurso faz uma análise de um conjunto de dados para calcular os riscos.
Qualquer pessoa maior de 18 anos que possui CPF ativo pode realizar o empréstimo pessoal. Além do mais, há a necessidade de comprovação da renda e comprovantes de residência.
O solicitante do empréstimo – pessoa física – deverá fornecer à instituição financeira um conjunto de documentos necessários para a análise de crédito. A empresa que disponibilizar o recurso realizará uma análise da documentação fornecida e, ao mesmo tempo, avaliar o risco da transação.
Dívidas, hábitos financeiros e registros públicos do requerente do empréstimo, serão importantes para que o banco, fintech ou financeira. Assim, essas empresas podem avaliar qual o valor da proposta ficará disponível, quanto será a taxa de juros e consequentemente, o prazo do pagamento da dívida.
Após a aprovação do empréstimo, e ambas as partes entrarem em comum acordo, o recurso é disponibilizado imediatamente na conta do solicitante.
A principal diferença entre o empréstimo e um financiamento é que o uso do crédito é livre. A pessoa não precisa especificar para a instituição financeira onde ela irá gastar o recurso, já o financiamento há uma destinação específica como:
A diferença entre o crédito consignado e o empréstimo pessoal é que neste último, os consumidores possuem vínculos com sistemas financeiros e seus serviços como, conta corrente, cheque, cartão de crédito e outras modalidades.
Já no consignado, o público muda. Sendo o enfoque das instituições financeiras os aposentados, pensionistas, funcionários de empresas privadas e servidores públicos.
As pessoas que não podem realizar empréstimos são os trabalhadores temporários, estagiários, indivíduos com trabalho com tempo determinado e pessoas que não comprovem estabilidade financeira.
Atualmente existem diversos tipos e modalidades de empréstimo pessoal existente no mercado, sendo os mais populares:
O que mais difere entre a escolha de uma modalidade de empréstimo para a outra são os juros. Por isso, quanto mais segurança de pagamento da proposta a instituição financeira tiver, menores serão as taxas de juros, confira as categorias:
O valor máximo para a realização do empréstimo pessoal é concedido apenas depois da análise de crédito. A instituição financeira sempre irá coletar primeiramente todos os dados e documentos do requerente dessa modalidade para posteriormente disponibilizar o valor para o contrato.
Essa modalidade de crédito não tem muitas exigências quanto à comprovação de renda. Além disso, você pode fornecer o extrato bancário de correntista ou de poupança para realizar a análise e disponibilização do crédito.
O empréstimo pessoal para negativados também pode ser realizado, mas de acordo com os normativos das instituições que atendem essa modalidade. As exigências são as mesmas, por isso é comum que os valores disponibilizados sejam menores e as taxas sejam maiores.
A principal vantagem do empréstimo pessoal é que a liberação do crédito é rápida. Isso significa que após a aprovação da análise dos documentos e a aprovação, os valores dos recursos já ficam disponíveis para a escolha e consequentemente a quantidade de parcelas já podem ser acordadas.
Além disso, existem outras vantagens para o crédito pessoal que você também deve considerar:
Para conseguir seu empréstimo pessoal, você precisa realizar a solicitação da modalidade presencialmente nos bancos e financeiras. Além disso, você também pode realizá-la de forma online por aplicativos e internet banking.
A maioria das empresas que possuem estabelecimentos físicos, antes de realizar a simulação, solicitam os documentos de identificação como CPF, RG ou CNH, comprovante de residência e de renda. Mas vale lembrar que todos devem ser originais, sem cópias.
Para pessoas que irão realizar esse procedimento em uma fintech, o processo é mais fácil ainda. Basta ter uma conta na fintech e ir para a sessão de empréstimos. Assim, você consegue escolher o valor, prazo de pagamento e aguardar a aprovação.
Você pode solicitar o empréstimo pessoal em diversos estabelecimentos de diferentes formas. Contudo, o princípio da modalidade é o mesmo, o que muda é a maneira como pode ser conduzido o processo, veja como funciona:
Bancos: Basta procurar o gerente pessoalmente e solicitar a modalidade. Caso seja correntista, você pode ter um valor pré estipulado. Caso queira majorar o limite de empréstimo, deverá entregar a documentação necessária.
Financeiras: Nesta opção você não tem um crédito pré-aprovado. Terá que fornecer toda a documentação e esperar a análise de crédito. Assim, liberando a proposta você terá o seu crédito em conta corrente ou em mãos, dependendo do valor.
Fintechs: As fintechs são bancos online. As taxas são bem mais atrativas em comparação com os grandes bancos. Assim, É só abrir o app ou o internet banking e solicitar o empréstimo. Lembrando que as mesmas normas serão aplicadas: comprovação de renda e análise de crédito.
Por fim, o empréstimo pessoal é uma forma rápida e sem burocracia de conseguir crédito, podendo ser solicitado em bancos, fintechs e financeiras. Além disso, com pouca documentação exigida é possível que a pessoa realize o serviço com acessibilidade e flexibilidade.
Sim! Existem financeiras disponíveis para a realização do crédito pessoal para negativados, mas as condições contratuais são diferenciadas.
Os documentos exigidos são CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Trabalhadores temporários, estagiários, indivíduos com trabalho com tempo determinado e pessoas que não comprovem estabilidade financeira.
Os benefícios são baixa burocracia, pouca documentação e crédito disponibilizado rapidamente em conta.
O valor máximo de empréstimo pessoal é definido após a análise dos dados, ao mesmo tempo que o prazo e quantidade de parcelas é informado.
Assine a newsletter do Conexão Financeira
C6 Bank - O banco feito para sua empresa!