Conseguir a quantia necessária para realizar um sonho nem sempre é fácil como parece. São nesses momentos que você pode ficar em dúvida sobre recorrer ao empréstimo ou financiamento.Os dois têm seus benefícios e desvantagens, servindo para diferentes objetivos. Por isso, na hora de escolher entre o empréstimo pessoal ou financiamento, você deve analisar qual faz mais sentido para o seu objetivo.Para te ajudar a fazer essa escolha, explicaremos neste artigo como funciona cada um, suas diferenças e quando você deve recorrer ao empréstimo ou financiamento. Continue a leitura!
Como funciona o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é o principal recurso financeiro para questões pessoais, como a compra de um bem, quitação de dívidas, etc.Assim como a diferença para o crédito consignado, o empréstimo tem suas vantagens e desvantagens.Na prática, ao solicitar um empréstimo pessoal, o banco te fornece uma quantia que deverá ser paga até uma determinada data, com acréscimo de juros nas parcelas.Porém, ao solicitar o empréstimo, não é necessário declarar qual a sua finalidade. Se você tiver um bom histórico com o banco ou financeira, terá acesso rápido ao empréstimo.
Tipos de empréstimos
Entre os principais tipos de empréstimos, você pode solicitar:
- empréstimo pessoal;
- empréstimo com garantia de imóvel;
- empréstimo com garantia de veículo;
- empréstimo com garantia de investimento;
- empréstimo para negativado;
- empréstimo consignado do INSS e empresas privadas;
Cada um terá uma análise diferente para liberar o dinheiro, se adequando ao seu perfil, renda e objetivo.
Como funciona o financiamento?
O financiamento também é a liberação de crédito para adquirir um bem. Porém, nesse caso, é preciso informar qual será a finalidade desse dinheiro, realizando toda a transação pelo seu banco.Para a liberação do dinheiro, será analisado o perfil do solicitante (renda, histórico de dívidas, etc.) e a justificativa da solicitação.Após a liberação, o próprio banco irá fornecer o dinheiro diretamente para o receptor, sem passar pela sua conta-corrente. Nesse caso, o dinheiro não é seu, ele é usado diretamente para o seu objetivo.O pagamento também é por parcelas, com acréscimo de juros e possibilidade de amortização — reduzindo os juros ao pagar parcelas antecipadas.
Tipos de financiamentos
Como o financiamento é utilizado para bens específicos, existem diferentes modalidades às quais você pode recorrer:
- financiamento de veículos;
- financiamento de imóveis;
- financiamento coletivo;
- financiamento estudantil.
Além disso, o financiamento também é uma boa alternativa para pequenos e médios empreendedores, com opções diferenciadas, como o leasing para compra de equipamentos e financiamento empresarial.
Afinal, qual é melhor?
A resposta para essa pergunta depende do seu objetivo com o dinheiro, perfil como pagador e recursos disponíveis.Caso o seu objetivo seja a compra de um bem, como uma casa ou um carro, os dois podem ser opções viáveis, mas você deve analisar os seguintes ponto antes de escolher:
- Finalidade: se o bem será de menor valor ou não estiver incluso nas categorias de financiamento, um empréstimo ou consignado pode ser uma boa alternativa;
- Praticidade: o empréstimo é um recurso mais rápido de se conseguir, mas o seu limite também é menor;
- Juros: com um valor muito maior e mais tempo de pagamento, o financiamento oferece taxas de juros menores que o empréstimo.
Com o Conexão Financeira você encontra as melhores opções de empréstimo pessoal ou financiamento empresarial. Conheça os nossos comparativos e encontre as melhores taxas do mercado para realizar o seu sonho!Para outras dicas sobre investimentos e solicitação de crédito pessoal e empresarial, acompanhe os artigos do blog e siga-nos nas redes sociais @conexao_financeira.