Conta Garantida: O Que É, Como Funciona e Quais as Vantagens?

Equipe Conexão Financeira - 23/02/2021

Empreender e manter os negócios sempre em alta, sem dúvidas, é um grande desafio. Isso porque é preciso fazer uma gestão eficiente das contas e ainda driblar as crises inesperadas do mercado. A boa notícia é que existem linhas de crédito que ajudam o capital de giro, como a conta garantida

Se você nunca ouviu falar sobre esse benefício, não precisa se preocupar! 

Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos: o que é, como funciona, de qual forma pedir e quais as vantagens da conta garantida. 

Confira! 

Precisa de crédito rotativo para investimentos ou para saldar suas dívidas empresariais? Então veja como funciona a Conta Garantida da Conexão Financeira!

O Que É a Conta Garantida?

A conta garantida é um conceito mais simples do que se pensa. Ela representa uma conta bancária feita exclusivamente para obtenção de crédito para sua empresa. 

Dessa forma, quando dizemos que um empreendedor utiliza esse recurso em pauta, significa que, além da conta-corrente comum da empresa, ele usa uma extra. 

Tudo isso para estabelecer melhores condições de desenvolvimento, sobrevivência e crescimento dos negócios — basicamente fazer o capital de giro. 

Como Funciona a Conta Garantida?

Sem dúvidas, a conta de garantia é uma grande solução para as instituições. 


Isso porque ela viabiliza créditos financeiros para que as empresas possam: iniciar atividades, colocar as contas em dia, pagar salários, fazer novas contratações, entre outros passos cruciais. 

Tudo funciona assim: para solicitar esse apoio, sugerimos que você procure o atendimento de um agente financeiro experiente no assunto. 

Ele poderá fazer a análise da sua situação, entender o que você precisa e com qual urgência. Em seguida, será possível indicar a melhor instituição financeira, aquela que realmente ofereça condições vantajosas para o seu negócio. 

Quando o contrato for fechado, a sua empresa receberá o valor em dinheiro acordado previamente na conta “especial”.

Aqui também cabe uma observação muito importante: para ter a conta garantida, antes, você precisa ter aberto uma conta bancária empresarial. 

Quais os Custos da Conta Garantida?

quais-os-custos-da-conta-garantida

Assim como qualquer operação financeira, a conta garantida também gera custos, todos atrelados às seguintes taxas: 

  • juros pré ou pós-fixados; 
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • taxa CDI. 

É por isso que, antes de qualquer decisão, é importante que você avalie não só a quantia do crédito que será liberada, mas, ainda, o quanto de custos que isso gerará. 

Quais as Vantagens da Conta Garantida?

A base de tudo é a possibilidade de manter o capital de giro do seu empreendimento. 

Dessa forma, as vantagens mais específicas da conta garantida são: 

  • maior facilidade para conseguir crédito;
  • liberação rápida de dinheiro;
  • possibilidade de fazer novos investimentos;
  • quitação de dívidas; 
  • resolução de problemas emergenciais;
  • pagamento de impostos somente no primeiro dia útil do mês seguinte. 

Conta Garantida vs. Cheque Especial: Quais as Diferenças?

É comum que muitas pessoas confundam a conta garantida com o cheque especial, uma vez que ambas são linhas de crédito. 

Então, para não haver mais confusão, vamos esclarecer as diferenças. 

A conta garantida não é uma solução automática, ou seja, o empresário precisa fazer a solicitação frente a uma instituição financeira. Além disso, o dinheiro é depositado em uma conta à parte da conta-corrente. 

Já o crédito especial tem o funcionamento automático dentro da conta-corrente da empresa. 

Por exemplo, quando você precisa pagar um boleto, mas não há mais saldo disponível, é possível usar o dinheiro do cheque especial. 

Quais as Outras Fontes Para Capital de Giro?

Nem só de cheque especial e conta de garantia se fazem as linhas de crédito para empresas. Há muito mais saídas do que as pessoas imaginam, e o bacana é que a variedade consegue suprir necessidades distintas.  

Confira outras soluções possíveis para quem precisa de capital de giro:

Antecipação de Recebíveis

A antecipação de recebíveis, como o próprio nome adianta, é ter o retorno financeiro mais rápido sobre: notas fiscais, cheques, carnês, cartões, boletos, etc. 

Desde que tudo isso esteja relacionado a contratos de compra e venda, arrecadação ou prestação de serviços. 

Empréstimo

Também é possível contar com um empréstimo para iniciar, pagar contas ou fazer novos investimentos. 

Aliás, vale destacar que, embora muita gente não saiba, existe o empréstimo MEI. Nessa modalidade, pequenos empresários podem conseguir crédito sem que utilizem o CPF e, consequentemente, misturem contas pessoais com profissionais. 

Financiamento

Mais uma possibilidade para as empresas é o financiamento. Caso você opte por isso, também conte com a ajuda de uma financeira para escolher com qual banco fazer negócio. 

Há sempre o que se avaliar sobre condições, taxas de juros, impostos e afins. 

Não podemos deixar de lembrar, ainda, que, após fazer o financiamento, dá para antecipar as parcelas de pagamento. Nesse caso, você garante um desconto e, assim, economiza dinheiro. 

Sale & Leaseback

fontes-para-capital-de-giro-sale-&-leaseback

Sale e Leaseback é o ato de vender uma propriedade e, depois, alugá-la. Com isso, o empreendedor consegue uma quantia de dinheiro imediata para o capital de giro. 

Já outras vantagens dessa linha de crédito são as taxas de juros menores e  a isenção do pagamento de IOF. 

Precisa de crédito rotativo para investimentos ou para saldar suas dívidas empresariais? Então veja como funciona a Conta Garantida da Conexão Financeira!

Conclusão 

Como agora você já sabe quais são as principais soluções de crédito, sobretudo, a conta garantida, avalie a sua situação com a Conexão Financeira

É importante colocar, na ponta do lápis, todas as suas necessidades, desejos, empecilhos e facilidades. Os agentes saberão estudar ponto por ponto detalhadamente. Tudo para que o seu empreendimento consiga fazer o capital de giro.

Depois, é só pedir uma das soluções de crédito disponíveis e, enfim, resolver os seus dilemas. 

Gostou das nossas dicas? 
Confira mais conteúdos como esse aqui no blog Conexão Financeira!

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami