Operação de Câmbio Pronto Empresarial: Como Funciona + 7 Cuidados na Operação!

Equipe Conexão Financeira - 24/05/2020

O mercado está cada vez mais globalizado, a prova disso é o constante comércio entre empresas de diferentes países. Nesse processo, aliás, uma parte extremamente importante é a operação de câmbio. Aliás, também vale dizer que existem diferentes transações dentro  dessa categoria, entre elas, a mais comum é a operação de Câmbio Pronto Empresarial.

Quer saber melhor como tudo isso funciona e, claro, de qual maneira o seu empreendimento pode se beneficiar? 

Então, confira as respostas neste conteúdo! 

Vai enviar ou receber dinheiro do exterior por meio das Operações de Câmbio? Então, confira como realizar o processo com tranquilidade e segurança!

O Que É Uma Operação de Câmbio?

Os processos de câmbio nada mais são do que trocas de moedas entre diferentes países. Dessa forma, é uma solução muito importante para quem deseja fazer as seguintes ações: 

  • pagamento ou remessa de dinheiro para o exterior;
  • recebimento de determinado valor vindo de outro país; 
  • pagamento ou recebimento em moeda estrangeira;
  • aplicação no mercado financeiro;
  • adiantamento de contratos de câmbio;
  • arbitragem em moeda estrangeira. 

Ok, agora você já sabe o que é uma operação de câmbio, talvez, esteja se perguntando por que isso é tão necessário. 

O que acontece é o seguinte: a legislação brasileira não permite a entrada de moeda internacional no país, se não houver, por outro lado, o cumprimento de certas regras. 

Para que as empresas possam pagar seus fornecedores ou receber por suas exportações, por exemplo, elas devem transformar o Real em moeda internacional ou o contrário.

No Brasil, essas transações são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Além disso, todas as operações dessa natureza devem ser registradas no Sistema de Informações do mesmo Banco Central (todas ficam disponíveis para consulta).

Quais São as Operações de Câmbio Mais Comuns?

No tópico anterior, mostramos as seis funções do mercado de câmbio. 

Aqui, vamos explicar em quais contextos os serviços são solicitados tanto por pessoas jurídicas como, da mesma forma, por pessoas físicas. 

Veja:  

Câmbio Para Turismo

O câmbio para turismo é referente à compra e à venda de dinheiro estrangeiro (por exemplo o dólar, o euro, a libra, o iene, o franco suíço, o dólar canadense, etc.) para viagens internacionais

Quem deseja fazer essa transação precisa ir a uma casa de câmbio. Dessa forma, a pessoa será informada sobre a cotação da moeda que tenha interesse. 

Ou seja, quantos reais serão necessários para um comprar um dólar, por exemplo. 

Remessas Pessoais

Já a Remessa Pessoal, como o próprio nome adianta, é, assim, uma transação para enviar dinheiro a pessoas em outros países. 

Essa operação de câmbio deve ser feita com o intermédio de instituições financeiras  e, assim como o serviço anterior, este também exige o pagamento de taxas. 

Você precisará arcar com o Valor Efetivo Total (VET), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de outros custos e de outras tarifas. 

Importação e Exportação

A Importação e a Exportação representam o comércio de produtos e serviços entre nações. 

Mais especificamente, a importação é quando empresas brasileiras vendem algo, como produtos agrícolas por exemplo, para outras instituições ou pessoas físicas estrangeiras. 

Já a exportação é o contrário, ou seja, representa a compra de itens e serviços internacionais por parte de empreendedores nacionais. 

Para receber valores de outros países, há várias saídas, como por exemplo: 

  • crédito em conta aberta e mantida no exterior;
  • transferência bancária internacional (em reais);
  • cartão internacional;
  • banco de câmbio;
  • ordem de pagamento;
  • vale postal eletrônica;
  • entre outras. 

Cuidados Que Devemos Ter com Operações de Câmbio Pronto Empresarial

Então, já sabe qual das modalidades de operação de câmbio você vai utilizar? 

Independentemente da sua escolha, tome alguns cuidados. 

Afinal, as transações de câmbio pronto empresarial são muito importantes para os negócios internacionais, portanto, atente-se às precauções! 

Com isso, dá para prevenir golpes, fraudes e, dessa maneira, manter o caixa da sua empresa positivo

Confira as recomendações:

1. Faça as suas Operações em Instituições Financeiras Registradas

Procure as instituições financeiras que estejam cadastradas junto ao Banco Central, assim, é possível garantir a legalidade de toda a operação. Caso contrário, você e a sua empresa podem sofrer sérias punições.

Não deixe de conhecer as instituições cadastradas no site do Banco Central!

2. Avalie os Custos e Despesas da Operação de Câmbio Pronto Empresarial

cuidados-operacao-de-cambio-avalie-os-custos-e-despesas-da-operacao
Câmbio Pronto

Avalie os custos da operação! 

Diferentes instituições financeiras cobram tarifas variadas pela operação de câmbio empresarial. Por isso, procure aquela instituição que ofereça os valores mais adequados ao poder da sua empresa.

Além disso, é importante se atentar às taxas de câmbio. Estas nada mais são do que a cotação do valor da moeda estrangeira comparada com a nacional.

O valor dessa taxa pode ser influenciado, por exemplo, pelas condições do mercado, pelo local, pelo tipo de operação e até pelo cliente. 

Dessa forma, é interessante avaliar mais de uma instituição que realiza a transação de câmbio pronto.

3. Acompanhe o Mercado de Câmbio

Fique atento aos contratos!

Toda operação de câmbio pronto empresarial desse tipo deve ser registrada junto ao Banco Central e, dessa forma, ter um Contrato de Câmbio. Esse documento contém, por exemplo, um resumo dos valores, origens e o destino do dinheiro.

Conferir os dados nesses documentos garante, dessa forma, que os valores estão corretos, assim como o destinatário. Com isso, dá para evitar problemas.

4. Confira o Contrato de Câmbio e o SWIFT da Operação

Atenção com os prazos! Tempo é um fator importante nas negociações internacionais, por isso, conheça e acompanhe os períodos de liquidação da operação financeira.

Saiba, ainda, que é comum as instituições oferecerem prazos que vão desde a operação realizada no mesmo dia — primeiro dia útil e segundo dia útil —, após a contratação. 

Escolher um prazo que se adéque às suas necessidades, obviamente, é fundamental para uma boa negociação. Por isso, analise bem esse ponto.

5. Fique Atento ao Prazo de Liquidação da Sua Operação

SWIFT. O Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication é um documento de identificação das instituições financeiras e é emitido para comprovar as transações realizadas, principalmente as internacionais.

É esse documento que vai dar segurança às partes de que a transação foi realizada corretamente e deve ser enviada ao cliente, assim que a operação é concluída.

6. Cuidado com Hackers

cuidados-operacao-de-cambio-cuidado-com-hackers
Cuidado com Hackers

Infelizmente, também existem pessoas que usam a internet para o mal. Nesse caso estamos falando dos hackers. 

É muito comum encontrar casos e notícias de criminosos que invadiram contas bancárias alheias e, então, enviaram os valores para outras instituições. Tudo isso por meio de operação de câmbio. 

Para evitar todo esse transtorno, adote e relembre sempre os hábitos de segurança. 

Você tem ideia de quais são eles? Veja alguns por exemplo: 

  • fique atento ao download do app do banco — antes de baixar o aplicativo, tenha a certeza de que aquele realmente pertence à instituição bancária;
  • avalie o site do seu banco — os hackers costumam criar páginas virtuais exatamente iguais às dos bancos. Sendo assim, antes de realizar ações na tela do seu computador ou celular, veja se aquele site é o correto;
  • não clique em links enviados por e-mail — muito cuidado ao receber mensagens com links que pedem para você baixar algum programa ou executar qualquer outra ação. Isso pode ser um vírus, por exemplo; 
  • proteja-se da invasão de apps — muitos dados pessoais também são roubados por meio da invasão de aplicativos, por exemplo, o WhatsApp. Para evitar o transtorno, opte pela verificação em duas etapas; 
  • tenha programas antivírus — seja no computador ou no smartphone, também sugerimos que você tenha um antivírus para barrar links maliciosos, invasões e afins. 

7. Procure Ajuda Especializada Quando Necessário

Como dissemos no início deste conteúdo, toda e qualquer operação de câmbio pronto empresarial precisa ser realizada por instituições credenciadas. Portanto, sua empresa pode ser penalizada pelos órgãos federais se não utilizar uma instituição apta.

Pensando nisso, antes de fazer as suas transações, primeiramente procure por uma empresa com registro e, claro, que entenda tudo sobre o assunto! 

O apoio garante a seleção do serviço ideal, aquele que vai realmente atender às suas necessidades de modo rápido e, ainda, dentro da sua possibilidade de pagamento sobre taxas e tarifas. 

Vai enviar ou receber dinheiro do exterior por meio das Operações de Câmbio? Então, confira como realizar o processo com tranquilidade e segurança!

Conclusão

O que você achou deste post sobre operação de câmbio pronto empresarial? O que você não fazia ideia e o que já imaginava? Comente por aqui, o seu feedback é importante! 

Só recapitulando… 

Nós vimos o que significa um processo de câmbio. É a troca de moedas estrangeiras entre pessoas jurídicas ou físicas, por exemplo. 

Também mostramos os objetivos das operações, além dos contextos em que elas estão inseridas. 

Antes de escolher a melhor para o seu caso, sugerimos que você faça uma lista de necessidades e de valores que a sua empresa pode pagar. 

Outra dica muito interessante é contratar uma operadora financeira. Esse tipo de serviço pode não só te orientar como até tomar algumas atitudes para você, como por exemplo escolher a melhor modalidade de envio. 

Então, não perca mais tempo… Amplie os seus negócios para outros países e garanta formas práticas e seguras de pagar e receber dinheiro

Se você deseja ver outras dicas como essas, confira mais conteúdos aqui do blog Conexão Financeira

Conteúdo Relacionado

ATENÇÃO!!! Não somos uma instituição financeira e nem oferecemos produtos financeiros pelo site, e-mail ou WhatsApp. Fique atento a golpes! Caso receba alguma mensagem solicitando depósitos e usando a nossa marca, denuncie e bloqueie o número imediatamente.
Close Bitnami banner
Bitnami